SóProvas


ID
1236397
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A paciente J.L.F.C , 30 anos, compareceu ao consultório odontológico queixando-se de dor no elemento dentário 46 sempre que ingere alimentos gelados e/ou doces. A paciente relatou também que após a ingestão desses alimentos a dor demora a cessar e muitas vezes ela toma analgésicos, e esses apenas promovem alívio da dor. A paciente relatou ainda que sente este desconforto há cerca de 3 meses. Ao exame clínico o cirurgião-dentista observou uma restauração em resina composta envolvendo as faces oclusal e mesial do elemento 46. Ao exame radiográfico periapical observou que a referida restauração era profunda e próxima ao corno pulpar mesial e que não havia alterações de normalidade nos tecidos periapicais. Ao realizar o teste térmico frio com auxílio de gás refrigerante, a paciente relatou uma forte dor que demorou cerca de três minutos para cessar. A paciente não relatou dor durante os testes de palpação e percussão. Assinale a alternativa que contém o diagnóstico correto para este caso clínico.

Alternativas
Comentários
  • Pulpite reversível: a aplicação de estímulos pode produzir uma dor passageira e aguda. A remoção desse estímulo resulta em alívio imediato.

    Pulpite irreversível: A aplicação de estímulos externos como frio e calor pode resultar em dor prolongada.
    Na presença de dor severa, a aplicação de calor em um dente com pulpite irreversível pode gerar uma resposta imediata, e com frio algumas vezes, a resposta não desaparece e é prolongada.  A aplicação de frio em pacientes com pulpite irreversível sintomática pode causar vasoconstrição, uma queda na pressão pulpar e subsequente alívio da dor

  • A resposta deveria ser Pulpite reversível, pois há uma presença de restauração defeituosa. De acordo com suas caracteristicas, apresenta dor ao frio (desaparece após a atuação do estímulo); dente normal à percusão. Já a pulpite irreversível, como caracteristica é: aliviada pelo frio e exarcebada pelo calor. A dor é ineficaz ao analgesico e na radiografia apresenta aumento do espaço  periodontal apical.