SóProvas


ID
1236451
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O tratamento dos pacientes com desordens sanguíneas depende da severidade da doença e do tipo de procedimento a ser realizado (MARQUES et al., 2010). Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O controle da dor de origem odontológica nos pacientes portadores de coagulopatias deve ser feito com derivados de paracetamol ou dipirona.
II. O uso de anti-inflamatórios nos pacientes portadores de coagulopatias deve ser restrito, em função de suas atividades anti-agregantes.
III. Não há nenhuma limitação a respeito do tipo de anestésico local usado em pacientes portadores de coagulopatias, embora aqueles sem vasoconstrictores possam fornecer hemostasia local adicional.
IV. Recomendações de extração de terceiros molares em pacientes portadores de coagulopatias devem ser consideradas como procedimento de alto risco de sangramento, com indicação de reposição prévia de concentrados de fatores de coagulação.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • DE ACORDO COM EDUARDO  DIAS DE ANDRADE NO LIVRO TERAPÊUTICA MEDICAMNETOSA, O PARACETAMOL TAMBÉM  NÃOD EVE SER UTILIZADO NESSES PACIETNES SOB O RISCO DE AUMENTAR OS EFEITOS DOS ANTICOAGULANTES

  • Nhaí?

  • Derivados do paracetamol e da dipirona são as drogas indicadas para o controle da dor de origem odontológica em pacientes com coagulopatias.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_odontologico_coagulopatias_hereditarias.pdf

     

  • Questão passível de anulação pois o Paracetamol tbm é contraindicado para pacientes fazendo uso contínuo de Varfarina sódica , pelo risco de aumentar o efeito anticoagulante e provocar hemorragia. (Livro Terapêutica Medicamentosa em Odontologia - Eduardo Dias de Andrade)

  • Não tem nada de errado na III na minha opinião. No próprio manual de manejo de paciente com coagulopatias não fala sobre limitações quanto ao uso de anestésico e muito menos de vasoconstritores