SóProvas


ID
1236787
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

( ) 0 livro diário quanto à finalidade é obrigatório, sendo exigido pela legislação civil, comercial, tributária, societária e também pela Interpretação Técnica ITG 2000 do CFC.

( )Cada Estado, por meio de legislação própria, poderá determinar a obrigatoriedade da adoção e escrituração de vários livros, tais como registro de entradas, registro de saídas, registro de inventário, registro de apuração do ICMS e etc.

( )Os livros facultativos são os livros que as entidades utilizam sem que haja exigência legal. Podem servir de suporte para o registro nos livros diários e razão e são denominados também livros auxiliares.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Todas certas:

    ITG 2000
    Item I: 10.         Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas

    Item II:  Livros tributários:

    Âmbito federal: Livro de apuração do Lucro Real (LALUR) – Decreto-lei n.º 1.598/1977; Livro Razão – Lei n.º 8.218/1991; Livro Caixa (obrigatório somente para as microempresas e para as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples – Lei Complementar n.º 123 de 2006 –), bem como para as empresas que optarem pela tributação do Imposto de Renda com base no lucro presumido, desde que optarem também pela não manutenção de escrita contábil para fins de recolhimento do Imposto de Renda (artigo 527 do RIR/99).
    Âmbito estadual: Cada Estado, por meio de legislação própria, poderá determinar a obrigatoriedade da adoção e escrituração de vários livros, tais como registro de entradas, registro de saídas, registro de inventário, registro de apuração do ICMS etc.
    Âmbito municipal: cada município poderá determinar a adoção e escrituração de livros específicos, sendo o mais comum o Livro de Registro de Notas Fiscais e Faturas de Serviços


    Item III: 18.         Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos gerais da escrituração contábil

    bons estudos