SóProvas


ID
1237846
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Detectores por ionização de chama são muito usados em cromatografia gasosa. Apesar do amplo emprego, esses de­tectores apresentam como limitação

Alternativas
Comentários
  • O detector de ionização de chama (DIC) é muito utilizado em CG na determinação de hidrocarbonetos, pois é sensível a maioria deles. Porém não é sensível a determinadas substâncias como H2, O2, N2, He, Co, CO2, H2O, NH3, No, H2S, SiF4. Possui alta sensibilidade da ordem de 10~-13 g/s. Possui longo intervalo de resposta linear, baixo ruído. É resistente e fácil de usar. 

  • GABARITO C

    Detectores de ionização em chama possuem como principal vantagem: alta sensibilidade, larga faixa linear de resposta, baixo ruído

    principal desvantagem: técnica destrutiva, insensível para grupos funcionais como carbonila, álcool, halogênios e amínicos, gases não combustíveis como H20, CO2, SO2.

  • Não entendi a sua colocação Rebecca! Porque seria uma limitação, se a técnica é insensível ao CO2 e água? se ela é insensível ela não detecta as impurezas. Isso não seria uma limitação mas sim um atributo a favor, já que não haveria interferências no resultado analítico, bom, não sei se é isso que vc quis dizer, foi dessa forma que interpretei.

  • Li rápido e acabei entendendo de outra forma! Você está correta. Obrigada.

  • "Uma vez que o detector por ionização em chama responde ao número de átomos de carbono que entram no detector por unidade de tempo, ele é um dispositivo sensível à massa ao invés de sensível à concentração. Em consequência, esse detector apresenta a vantagem de que uma mudança da vazão da fase móvel exerce um efeito pequeno sobre a sua resposta.

    Grupos funcionais como carbonila, álcool, halogênios e amina produzem pouco ou nenhum íon na chama. Além disso, o detector não é sensível aos gases não-combustíveis como H2O, CO2, SO2, CO, gases nobres e NO2. Essas propriedades tornam o detector por ionização em chama muito mais útil para a análise da maioria das amostras orgânicas, incluindo contaminantes orgânicos em água e óxidos de nitrogênio e enxofre.

    O detector por ionização em chama exibe uma alta detectabilidade (~10^-13 g/s), larga faixa linear de resposta (~10^7) e baixo ruído. Geralmente é robusto e fácil de usar. As desvantagens do detector por ionização em chama são que ele destrói a amostra durante a etapa de combustão e requer o uso de gases e controladores adicionais."

    Como acréscimo, observe a seguinte tabela de aplicações de detectores típicos para CG:

    Tipo Amostras aplicáveis

    Ionização em chama Hidrocarbonetos

    Condutividade térmica Detector universal

    Captura de elétrons Compostos halogenados

    Espectrômetro de massas Ajustável a qualquer composto

    Termoiônico Compostos de nitrogênio e fósforo

    Condutividade eletrolítica (Hall) Compostos contendo halogênios, enxofre ou nitrogênio

    Fotoionização Compostos ionizáveis por radiação UV

    FTIR Compostos orgânicos

    Fonte: Skoog, Princípios de Análise Instrumental