SóProvas


ID
1237975
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere a seguinte definição sobre um banco de dados relacional: "Uma relação R encontra-se nessa forma normal se todo atributo não primário (não for membro de alguma chave candidata) de R apresenta dependência funcional total da chave primária de R." Tal definição corresponde à

Alternativas
Comentários
  • Diz-se que uma relação está na 2FN se e somente se estiver em 1FN e não contiver dependências parciais.

    Dependência Parcial: ocorre quando uma coluna depende apenas de APENAS uma parte de uma chave primária composta.

    Como a questão afirma "apresenta dependência funcional total da chave primária de R", conclui-se que está na 2FN!




  • A questão está dizendo, em outras palavras, que qualquer atributo que esteja na relação R que não seja uma chave candidata, significa que este atributo vai apresentar uma total dependência da chave primária de R.

    Logo a 2FN diz que todo atributo não chave deve ser totalmente dependente da chave primária.
    Se o atributo não for dependente da chave primária, gerará outra entidade. 

    Letra D 

  • Gente, quando falamos que "...todo atributo não primário (não for membro de alguma chave candidata) de R apresenta dependência funcional total da chave primária de R", significa que a forma normal é a terceira já que ele está afirmando que TODO atributo não chave depende única e exclusivamente da chave primária.

    A terceira forma normal elimina as referÊncias transitivas que ocorre quando um atributo não chave representa dependência funcional com outro atributo não chave. Como ele afirmou que todos os atributos não chave dependem da chave primária, as dependências transitivas não existem.

  • "Definição. Um esquema de relação está em 2FN se cada atributo não principal em R for total e funcionalmente dependente da chave primária de R."

     

    Fonte: Sistemas de banco de dados. Elmasri - Navathe. pg.352 6ª ed