Redes 802.11 não utilizam CSMA/CD e sim CSMA/CA. Segue abaixo explicação:
O CSMA/CA é um método de controle de acesso ao meio sem fio que, ao contrário do CSMA/CD,
antes de transmitir efetivamente um pacote (dados), a estação
transmissora avisa sobre a transmissão e em quanto tempo irá realizar a
tarefa para prevenir (evitar) que uma colisão ocorra. Por isso o termo “Collision Avoidance” (prevenção de colisão) substituiu o termo “Collision Detection”
(detecção de colisão) nas redes sem fio em relação às redes cabeadas,
pois nas redes cabeadas existem meios de detectar uma colisão, enquanto
em uma rede sem fio não é possível.
Os dispositivos de uma rede (WLAN) devem sentir (ouvir) o meio para
verificar alimentação (estímulo de RF acima de certo limite) e esperar
até que o meio esteja livre antes de transmitir, ou seja, verificar a portadora. Para evitar as colisões no ambiente sem fio é utilizado um recurso chamado “solicitar para enviar” e “livre para enviar” (Request to Send – RTS / Clear to Send – CTS).
CSMA/CA – sinalização CTS-RTS
Portanto, o RTS e CTS do CSMA/CA
lembra muito o handshake triplo realizado pelo TCP para estabelecer uma
conexão antes de iniciar o envio dos segmentos, porém aqui estamos em
camada 2.
- See more at: http://www.dltec.com.br/blog/cisco/acesso-aos-meios-em-wlans-csmaca-ccna/#sthash.k9dN5TFM.dpuf
Site Survey
Antes de uma instalação de AP’s em uma estrutura de rede faz-se uso de uma técnica imprescindível para o bom desempenho e alcance das redes sem fio, o site survey.
O site survey é a realização de inspeção técnica nos locais onde serão instalados os equipamentos de rádio frequência da rede sem fio. Este levantamento tem a finalidade de dimensionar a área e identificar o local mais apropriado para a instalação do(s) AP(s), a quantidade de células e de pontos de acesso necessários para que as estações clientes tenham qualidade de sinal aceitável de recepção, acesso à rede e utilizar aplicações e recursos de modo compartilhado (CABIANCA. 2006. p 3).
Tanto em uma implantação como em uma ampliação da rede, o site survey é utilizado de forma que se permita um remanejamento, reposicionamento ou reconfiguração dos pontos de rede existentes.
Durante esse processo além de um planejamento de frequências (escolha dos canais) devem também ser levadas em conta as condições técnicas do local da instalação, como a existência ou não de obstáculos que possam dificultar o lançamento de cabeamento, interferências de RF, níveis e condições de propagação do sinal, facilidades de pontos de energia, segurança, entre outros. O resultado desses estudos e o levantamento da planta servem de fonte de informação para o projeto de localização dos AP’s.
Para garantir um resultado muito próximo da realidade, os equipamentos utilizados no levantamento deverão ser semelhantes ou até mesmo se possível no padrão especificado para a utilização no projeto. Caso contrário poderão gerar resultados inesperados na implantação (CABIANCA. 2006 p. 3).
Nesse trabalho os pontos que foram estudados na rede foram:
- Tipos de equipamentos utilizados
- Orçamento do projeto;
- Segurança física e lógica;
- Cobertura (área geográfica ocupada pela rede que se pretende alcançar via rede wireless);
Bibliografia http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwifimanaus3/pagina_3.asp