SóProvas


ID
1238641
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modelo IS-LM para uma economia fechada, a eficiência da política monetária para aumentar o nível de renda, quando o desemprego está acima de sua taxa natural, é função

Alternativas
Comentários
  • No modelo IS/LM a política monetária será tanto mais eficaz quanto mais inelástica for a demanda por moeda e/ou quanto mais elástica for a curva IS.

  • A questão deveria ter sido anulada , pois tanto a letra c como a letra d estão corretas. De fato há uma relação inversa entre a elasticidade da demanda por moeda e a taxa de juros (quanto Menor a elasticidade da demanda por moeda em relação ao juros, mais eficaz é a política monetária), assim correta também a letra d.

    para não ficar só nas minhas palavras...

    "Quanto menor a elasticidade da demanda de moeda em relação aos juros, mais vertical é a curva LM, e mais eficaz é a política monetária. Ou seja, há uma relação inversa entre a elasticidade da demanda de moeda e a eficácia da política monetária. Neste sentido, a nosso ver, a assertiva (também) é correta e a questão deveria ser anulada. Em gabarito preliminar, a resposta da banca foi letra C."

    Professores Heber e Jetro - Estratégia concursos.

  • Marcos, acho que quando a banca se referiu a política monetária, ela se referia ao deslocamento da LM. Pq não importa a inclinação da LM em caso de seu deslocamento, mas sim da inclinação da IS. Qria poder fazer o desenho, mas o QCon não permite... :''''''(

     

  • o Marcos tem razão. 

    A inclinação da curva LM importa sim no seu deslocamento, uma vez que na armadilha de liquidez ela se encontra na horizontal (ou seja, infinitamente elástica aos juros).

    Ao meu ver letra D tb estava certa.

  • 2 respostas corretas: C e D

    A alternativa D está correta, pois quanto MAIOR a elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros (armadilha da liquidez - LM horizontal), MENOR a eficácia da política monetária. Não há o que discutir.

    Bons estudos.