GAB: LETRA B
Fonte: Celso Natale - Estratégia
A curva de demanda:
a) individual possui inclinação descendente, enquanto a curva de demanda de mercado dela derivada sempre apresenta inclinação ascendente.
Errado. A única curva de demanda de mercado que apresentaria inclinação ascendente, ou crescente, é a curva de um bem de Giffen, cuja demanda aumenta junto com o preço. Já vimos que esse tipo de bem é a exceção da exceção. Sendo assim, a curva de demanda agregada terá inclinação descendente, geralmente.
b) de mercado de um dado bem resulta da agregação, para cada preço, das demandas dos consumidores individuais.
Certo! A curva da demanda de mercado é a soma, ou agregação (é a mesma coisa), das demandas individuais.
c) individual está relacionada ao desejo dos consumidores em adquirir determinado bem, ao passo que a demanda de mercado se refere à concretização da compra, o que se denomina demanda efetiva.
Errado. A primeira afirmação está certa, já que a curva de demanda individual é, de fato, o desejo dos consumidores de adquirir determinado bem. Portanto, a demanda de mercado é a soma desses desejos; é o desejo do mercado. Não é a concretização da compra, como afirma a alternativa.
d) de mercado é resultado da soma vertical das diversas curvas de demanda individual.
Errado. A soma é horizontal! Basta lembrar que as curvas se deslocam para a direita quando a oferta ou a demanda aumentam. Movem-se na horizontal, para o lado.
e) de mercado de um dado bem tem sua constituição influenciada pelo preço dos chamados bens concorrentes, mas não afeta a inclinação da curva de demanda individual dela derivada.
Errado. O que define a constituição da curva de demanda é o preço do próprio bem. O preço dos substitutos (aqui chamados de concorrentes) pode afetar a posição da curva, mas não sua constituição.