SóProvas


ID
1238716
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na esfera da regulação são exemplos de falhas regulatórias: a “seleção adversa” e o “risco moral”, onde

I. ambos podem ser considerados efeitos do problema da assimetria de informações entre os agentes em um processo transacional.
II. um cliente que não fornece todas as informações acerca de sua saúde, ou seja, não informa seu risco futuro para que a operadora calcule adequadamente o prêmio do plano de saúde, incorre em caso de seleção adversa.
III. em uma transação, o risco moral ocorre quando a parte ofertante tem maiores informações sobre os bens e serviços ofertados que a parte contratante.
IV. em uma transação, como o estabelecimento de um contrato entre partes, a seleção adversa se caracteriza como um problema ex ante (pré-evento), enquanto o risco moral é considerado um problema ex post (pós-evento).

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. Certa

    II. Certa

    III. Errada.

    Justificativa: A falha do tipo "risco moral" só pode se manifestar depois da contratação/compra de um determinado serviço/bem. Por exemplo, tem-se o risco moral quando uma pessoa, depois contratar um seguro para seu veículo, passa a arriscar mais no trânsito em função do fato de ter seguro.

    A afirmação do item III, no entanto, faz referência a um comportamento anterior à concretização da transação (ou seja, antes de se efetivar o negócio), quem está vendendo - ofertante - tem mais informações sobre os bens e serviços ofertados do que quem está comprando - contratante. Estas informações das quais o comprador não tem conhecimento poderiam fazer com que ele desistisse de efetivar o negócio ou barganhasse um melhor preço. Este é um caso típico de seleção adversa.

    IV. Certa. Vide justificativa acima

  • A III está errada porque há uma assimetria nas informações quando um agente da transação tem mais informações que o outro e não necessariamente "a parte ofertante tem maiores informações sobre os bens e serviços ofertados que a parte contratante" como afirma a questão. 

  • III. Definiu seleção adversa e não risco moral.