SóProvas


ID
1240399
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação às formalidades do registro contábil, conforme as normas vigentes, a entidade do setor público deve manter procedimentos uniformes de registros contábeis, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica, como suporte às informações, entre outras características do registro e da informação contábil, devendo ainda a observância aos princípios e às normas contábeis.

O registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis pre- estabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam referências individuais que provoquem distorções na informação produzida.

Essa afirmação refere-se à característica contábil da

Alternativas
Comentários
  • NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    (...) 4.  São características do registro e da informação contábil no setor público, devendo observância aos princípios e às Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público. (...)

    (g)  Objetividade – o registro deve representar a realidade dos fenômenos patrimoniais em função de critérios técnicos contábeis preestabelecidos em normas ou com base em procedimentos adequados, sem que incidam preferências individuais que provoquem distorções na informação produzida. 

    Resposta letra B. 



  • Complementando o comentário da colega Lígia:


    NBC T 16.5 – REGISTRO CONTÁBIL

    (c)  Confiabilidade – o registro e a informação contábil devem reunir requisitos de verdade e de validade que possibilitem segurança e credibilidade aos usuários no processo de tomada de decisão.

    (d) Fidedignidade – os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem.

    (e)  Imparcialidade – os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades.

    (i)   Tempestividade – os fenômenos patrimoniais devem ser registrados no momento de sua ocorrência e divulgados em tempo hábil para os usuários.

  • Questão desatualizada.

    Essa Norma foi revogada 1/1/17.