SóProvas


ID
1243312
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considere:

O Art. 9º do Marco Civil da Internet trata sobra a neutralidade: o responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicativo.
Atendendo a interesses de grandes empresas de telecom, em Dubai aprovou-se uma resolução que foi gestada antes da reunião da União Internacional de Telecomunicações, sobre a Inspeção Profunda de Pacotes (DPI em Inglês), um mecanismo utilizado para poder rastrear o fluxo de informações que passa na rede das operadoras de telecom. Essa DPI mostra claramente que as empresas estão se preparando para quebrar a neutralidade da rede, interferir no fluxo de informação, e privilegiar o tráfego de dados para empresas que fizeram acordos.

Com certeza, a quebra da neutralidade implica na quebra da

Alternativas
Comentários
  • Por que letra D? Não entendi... Se há quebra da neutralidade, não devia afetar a disponibilidade da informação? Não enxergo onde há quebra de confidencialidade nesse caso.

  • Entendi que, quanto à Disponibilidade, só afetaria se cortassem o acesso à informação. Pelo texto, entendi que pretendem alterar a velocidade de conexão, priorizando as empresas "parceiras". Aí, concluí que só afetaria a Confidencialidade, já que esse filtro implica na análise dos dados dos pacotes.

  • Marquei A... Gabarito esquisito. 

  • Se restringe o tráfego e inspeciona profundamente os pacotes, só pode ser alternativa B

  • Não afeta a disponibilidade uma vez que o acesso ao recurso não é impedido.

  • As empresas irão monitorar o conteúdo dos usuários, interferindo no fluxo de informação. A integridade, disponibilidade e confidencialidade são os três pilares da segurança da informação e relacionam-se com a neutralidade da rede. Os demais itens estão incorretos pois a disponibilidade não será quebrada, já que o acesso à informação não será interrompido. A integridade, por sua vez, significa a preservação da precisão, consistência e confiabilidade das informações, que nesse caso, não será quebrada, já que o privilégio de tráfego de dados e inferência no fluxo de informações não são suficientes para violar a integridade.