-
Abordagens de administração de conflitos - em resumo:
Abordagem estrutural: O conflito surge por falta de recursos, por diferenciação na destinação de recursos, por compartilhamento de mesmos recursos – investir no trabalho em equipe
Abordagem de processo: processo inadequado, inexistente ou conflitante – investir na reconfiguração de processo
Abordagem mista: intervir integrando e desenvolvendo novos processos em equipe
-
Estilos de administração de conflitos
Estilo de Evitação/abstenção: postura nem assertiva nem cooperativa – fuga!
Estilo Acomodação: postura colaborativa mas não assertiva - procura suavizar as coisas procurando a retomada da harmonia – “panos quentes”!
Estilo Competitivo: não colaborativo mas assertivo - conflitos são necessários e a máxima assertividade para resolver com seu próprio interesse – autoritarismo!
Estilo de Compromisso/Transigência: combina médias assertividade e cooperação, pois as partes estão querendo se compor – “bate e assopra”!
Estilo de Colaboração: altamente assertivo e colaborativo - existe o propósito sincero de resolver o conflito – equipe!
-
Complementando os comentários abaixo:
São formas de intervenção da abordagem estrutural:
- Reduzir a diferenciação entre os grupos identificando os objetivos que podem ser compartilhados pelo grupo. A ameaça externa e o inimigo comum são soluções utilizadas para localizar-se um objetivo compartilhado.
- Integrar as pessoas a grupos maiores, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior, ou fazer com que todas compreendam os objetivos de cada cargo
- Utilizar sistemas de recompensas formais e de outros incentivos, para retribuir o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, visando criar um objetivo comum entre todos.
- Se for inevitável, separar os grupos de forma a reduzir a interdependência entre eles e as oportunidades de interferência. Embora percebam a incompatibilidade natural entre seus objetivos, o baixo nível de interdependência das atividades torna a interferência distante, o que reduz a possibilidade de conflito.
-
Outra questão redondinha: cobra conhecimentos que só o candidato que realmente estuda tem e não possui "furos".
-
Não entendi por que o item II está correto. Alguém poderia ser mais claro em sua explicação?
Ajuda aí, gnt! rs
-
Alana Teles
O Estilo Abstenção/Evitação é um estilo que Implica na busca da neutralidade, ignorando o conflito ou fugindo de uma atuação efetiva em busca da sua solução. Reflete na postura nem assertiva e nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir do conflito. É usado quando o problema é trivial, ou quando não há chance de ganhar ou quando um desacordo pode ser oneroso ou perigoso. NAO há negociação.
Ele é usado em situação em que:
a) Não se reconhece a existência do problema,
b) Prefere-se o distanciamento da situação ameaçadora,
c) Nenhuma das partes consegue lidar com a situação, ou
d) A questão é pouco significativa para ambas as partes - assunto trivial.
Fonte: Comentarios do Questões de Concurso.
-
DESCALONIZAÇÃO: técnica utilizada na abordagem "de processo", também chamada de "DESATIVAÇÃO" . Existe um movimento de uma das partes para "desativar" o conflito, normalmente concedendo alguma coisa de valor. Assim sendo, esta parte acaba reagindo de modo cooperativo a um ataque da outra parte, buscando com este movimento uma mudança de postura do "oponente"
ABSTENÇÃO: Evitação, fuga do conflito. A pessoa finge que "não é com ela", que o conflito não existe. Isso pode ser adequdao quando o tema não é importante para ela, ou quando não há possibilidade de ganhar "a briga". É um estilo que a pessoa não é assertiva, nem tão pouco colaborativa.
ABORDAGEM ESTRUTURAL: Busca alterar o cenário. O gestor está atuando "antes" que o conflito ocorra. Motivos do conflito: RECURSOS ESCASSOS, INTERDEPENDÊNCIA, DIFERENCIAÇÃO NA EQUIPE. Atitudes indicadas pela abordagem estrutural: 1- redesenho de recompensas do grupo 2- criação de objetivos grupais e organizacionais 3- rotação de pessoas na equipe.
RODRIGO RENNÓ - Estratégia Concursos
-
Não consigo aceitar o item I como correto... "atitudes cooperativas entre as partes"? Desescalonização/desativação é quando uma parte coopera diante da atitude agressiva da outra parte, O que Rennó comparou com a expressão "dar a outra face"...
Vida que segue.