SóProvas


ID
1243834
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Em relação ao mandado de segurança, de acordo com a lei que o rege,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Lei 12.016/09.

    "Art. 5º Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: 

    I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução;
    II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; III - de decisão judicial transitada em julgado;
    III - de decisão judicial transitada em julgado."

  • gabarito: B.

    Complementando a resposta do colega...

    a) ERRADA. 

    Lei nº 12.016/2009, Art. 14.  Da sentença, denegando ou concedendo o mandado, cabe apelação. 

    (...)

    § 3o  A sentença que conceder o mandado de segurança pode ser executada provisoriamente, salvo nos casos em que for vedada a concessão da medida liminar

    b) CERTA.

    Lei nº 12.016/2009, Art. 5o  Não se concederá mandado de segurança quando se tratar

    I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução

    II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; 

    III - de decisão judicial transitada em julgado. 

    c) ERRADA.

    Lei nº 12.016/2009, Art. 5o Não se concederá mandado de segurança quando se tratar

    I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução; 

    II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo

    III - de decisão judicial transitada em julgado. 

    d) ERRADA.

    Lei nº 12.016/2009, Art. 1o  Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça. 

    (...)

    § 2o  Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público. 

    e) ERRADA.

    Lei nº 12.016/2009, Art. 1o  Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça. 

    (...)

    § 3o  Quando o direito ameaçado ou violado couber a várias pessoas, qualquer delas poderá requerer o mandado de segurança


  • Apesar da literalidade da lei, entendo que a C também está correta, com fundamento na súmula 267 STF, que não distingue entre efeito suspensivo ou devolutivo. 



  • Súmula 429 do STF: a existência de recurso administrativo com efeito suspensivo não impede o uso do mandado de segurança contra omissão da autoridade.

  • A súmula é de 1964. Acredito que tenha perdido a eficácia após a LMS, que é de 2009.

  • Amigos, aqui vai uma dica simples para a resolução desse tipo de questão: leiam com muita atenção o enunciado. Nesta questão, vejam o que diz o examinador: "Em relação ao mandado de segurança, de acordo com a lei que o rege".

    E o que diz a Lei nº 12.016/2009? Vejamos: "Art. 5º. Não se concederá mandado de segurança quando se tratar

    I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução

    II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; 

    III - de decisão judicial transitada em julgado".


    Portanto, esqueçam súmulas e jurisprudência, pelo menos aqui nessa questão, ok?

  • Não há revogação da Súmula.

    A regra é que não cabe contra ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo.

    A exceção é a Súmula 429 do STF. Se houver omissão da autoridade.

  • Sobre alternativa E: 
    Fredie Didier entende que não há hipótese de litisconsórcio necessário ativo. "O fundamento dessa conclusão é apenas um: o direito fundamental de acesso à justiça (inciso XXXV do art. 5º da CF/88). O direito de ir a juízo não pode depender da vontade de outrem. Se houvesse litisconsórcio necessário ativo, seria possível imaginar a situação de um dos possíveis litisconsortes negar-se a demandar, impedindo o exercício do direito de ação do outro...".

    Fonte: http://www.frediedidier.com.br/wp-content/uploads/2012/02/litisconsorcio-necessario-ativo.pdf

  • Alternativa A) Determina o art. 14, §3º, da Lei nº 12.016/09, que "a sentença que conceder o mandado de segurança pode ser executada provisoriamente, salvo nos casos em que for vedada a concessão da medida liminar". Conforme se nota, não será sempre que a sentença concessiva poderá ser executada provisoriamente. Afirmativa incorreta.
    Alternativa B) A afirmativa está perfeitamente de acordo com o que prevê o art. 5º, I, da Lei nº 12.016/09, senão vejamos: Art. 5º. Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução". Afirmativa correta.
    Alternativa C) O que a lei veda é que o mandado de segurança seja concedido quando se tratar de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo (art. 5º, II, Lei nº 12.016/09), não sendo vedada a sua concessão, portanto, quando o recurso não é recebido com este efeito. Afirmativa incorreta.
    Alternativa D) Determina o art. 1º, §2º, da Lei nº 12.016/09, que "não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedades de economia mista e de concessionárias de serviço público (grifo nosso)". Afirmativa incorreta.
    Afirmativa E) O que afirma o art. 1º, §3º, da Lei nº 12.016/09, é que "quando o direito ameaçado ou violado couber a várias pessoas, qualquer delas poderá requerer o mandado de segurança". Conforme se nota o possível litisconsórcio a ser formado no polo ativo é facultativo. Aliás, a doutrina rechaça qualquer formação de litisconsórcio necessário ativo. Afirmativa incorreta.
  • a) ERRADA - Art. 14.  § 3 - A sentença que conceder o mandado de segurança pode ser executada provisoriamente, salvo nos casos em que for vedada a concessão da medida liminar.


    b) CERTA - Art. 5 -  Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução


    c) ERRADA - Art. 5 - Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo


    d) ERRADA  - Art. 1, § 2o  Não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.


    e) ERRADA - Art. 1, § 3 -  Quando o direito ameaçado ou violado couber a várias pessoas, qualquer delas poderá requerer o mandado de segurança.

  • Para quem não é assinante, segue a resposta do QC:

     

    Alternativa A) Determina o art. 14, §3º, da Lei nº 12.016/09, que "a sentença que conceder o mandado de segurança pode ser executada provisoriamente, salvo nos casos em que for vedada a concessão da medida liminar". Conforme se nota, não será sempre que a sentença concessiva poderá ser executada provisoriamente. Afirmativa incorreta.


    Alternativa B) A afirmativa está perfeitamente de acordo com o que prevê o art. 5º, I, da Lei nº 12.016/09, senão vejamos: Art. 5º. Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução". Afirmativa correta.


    Alternativa C) O que a lei veda é que o mandado de segurança seja concedido quando se tratar de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo (art. 5º, II, Lei nº 12.016/09), não sendo vedada a sua concessão, portanto, quando o recurso não é recebido com este efeito. Afirmativa incorreta.


    Alternativa D) Determina o art. 1º, §2º, da Lei nº 12.016/09, que "não cabe mandado de segurança contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedades de economia mista e de concessionárias de serviço público (grifo nosso)". Afirmativa incorreta.


    Afirmativa E) O que afirma o art. 1º, §3º, da Lei nº 12.016/09, é que "quando o direito ameaçado ou violado couber a várias pessoas, qualquer delas poderá requerer o mandado de segurança". Conforme se nota o possível litisconsórcio a ser formado no polo ativo é facultativo. Aliás, a doutrina rechaça qualquer formação de litisconsórcio necessário ativo. Afirmativa incorreta.