SóProvas


ID
124423
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A assinatura digital visa dar garantia de integridade e autenticidade a arquivos eletrônicos, comprova que a mensagem ou arquivo não foi alterado e que foi assinado pela entidade ou pessoa que possui a chave privada e o certificado digital correspondente, utilizados na assinatura.
A assinatura digital emprega chaves criptográficas definidas como um conjunto de bits baseado em um determinado algorítmo capaz de cifrar e decifrar informações que, para isso, utiliza chaves simétricas ou chaves assimétricas.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Chaves simétricas são simples e nelas o emissor e o receptor utilizam a mesma chave para cifrar e decifrar uma informação, acarretando riscos menores, diminuindo consideravelmente as possibilidades de extravio ou fraudes. É por esta razão que chaves públicas são utilizadas em assinaturas digitais.
II. Chaves assimétricas funcionam com duas chaves: a chave privada e a chave pública. Nesse esquema, uma pessoa ou uma organização deve utilizar uma chave de codificação e disponibilizá-la a quem for mandar informações a ela. Essa é a chave pública. Uma outra chave deve ser usada pelo receptor da informação para o processo de decodificação: é a chave privada, que é sigilosa e individual. As chaves são geradas de forma conjunta, portanto, uma está associada à outra.
III. A assinatura digital funciona da seguinte forma: é necessário que o emissor tenha um documento eletrônico e a chave pública do destinatário. Por meio de algorítmos apropriados, o documento é então cifrado de acordo com esta chave pública. O receptor usará então sua chave privada correspondente para decifrar o documento. Se qualquer bit deste for alterado, a assinatura será deformada, invalidando o arquivo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Questão perfeita para o entendimento de CHAVES e CRIPTOGRAFIA.Resposta correta: d)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. O item I ficaria correto se: Chaves simétricas são simples e nelas o emissor e o receptor utilizam a mesma chave para cifrar e decifrar uma informação, acarretando riscos MAIORES, TENDO MAIS FACILIDADE PARA O extravio ou fraudes. AS chaves públicas são utilizadas em assinaturas digitais, SENDO O TIPO DE CHAVE SIMÉTRICA MENOS SEGURA QUE A ASSIMÉTRICA.
  • Esta questão foi anulada porque o ítem III está incorreto.

    Vejam o recurso elaborado pelo professor Renato da Costa neste link:

    http://www.canaldosconcursos.com.br/pdf/2304_Recurso%20Renato%20da%20Costa.pdf
  • O esquema do item 3 estaria correto, é um esquema simples de PKI, acredito que o erro esteja na denominação "assinatura digital". Este esquema apresentado busca prover confidencialidade, a questão da autenticação (princípio da assinatura) é obtida com a utilização da chave privada do emissor durante o processo de codificação, podendo ser verificada pelo receptor com a utilização da chave pública do emissor durante o processo de decodificação.