SóProvas


ID
1245694
Banca
MPE-SC
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

Analise o enunciado da questão abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.


Na obra de Jean-Jacques Rousseau, nota-se a preocupação com o respeito à vontade geral dos indivíduos que compõem o Estado, além de uma constante crença na bondade da natureza humana, ao contrário do que defendeu Hobbes. Para Rousseau o homem nasce bom, porém, com as disputas existentes no meio em que se encontra inserido, acaba se degenerando. Enfatizando o valor ao predomínio da vontade individual, defende que direitos essenciais possam ser renunciados, como a liberdade e igualdade.

Alternativas
Comentários
  • O erro encontra-se no final: quando alega que podem ser renunciados os direitos de liberdade e igualdade,de fato o começo está correto:

    "Rousseau, diferentemente de Hobbes, afirmava que o homem, antes do contrato social, vivia no Estado da Natureza feliz, alegre e saltitante, desfrutando de liberdade e igualdade. Sem comandos políticos, o homem vivia no livre exercício de seus direitos naturais, em uma Idade de Ouro, onde não havia propriedade privada nem corrupção."

    "Em sua obra “O Contrato Social” (1.762), o homem, visando recuperar seu bem estar primitivo, teria transferido seus direitos naturais ao Estado em troca de direitos civis (vê-se aqui a dualidade rousseauniana entres direitos naturais e direitos civis, sendo que estes somente seriam justos e legítimos se fundados naqueles). Direitos naturais, então, seriam os direitos civis sob a tutela do Estado. Não haveria renúncia à liberdade, pois tal ato seria incompatível com a natureza humana. Toda a noção de contrato social deste filósofo está baseada no bem comum, na união de forças destinada à utilidade geral, que não se limita ao somatório das vontades particulares."


    Bons Estudos

  • FALSA.

  • A única parte errada é "defende que direitos essenciais possam ser renunciados, como a liberdade e igualdade", como muito bem explicou o colega José Júnior.

    Ao contrário de Rousseau, Hobbes achava que o homem já nascia mau. Este vídeo explica muito bem isso.

    https://www.youtube.com/watch?v=jz3AcQLx2_0

     

  • A questão demanda compreender axiomas de Rousseau.

    Liberdade e igualdade, ao contrário do exposto, para Rousseau, são irrenunciáveis.

    Outro equívoco no enunciado é o predomínio da vontade individual, quando, em verdade, para Rousseau predomina a vontade geral.

    Logo, a assertiva é INCORRETA.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO.