SóProvas


ID
1246435
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 2013, o Brasil atingiu os 200 milhões de habitantes. Além de apresentar essa estimativa, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também divulgou tendências atuais da população brasileira, dentre as quais

Alternativas
Comentários
  • Umas das características de transformação em nossa sociedade atual: Redução das taxas de fecundidade e natalidade. 

    Gabarito: D 

  • Acertei, porém não sei mt bem a diferença entre taxa de natalidade e fecundidade. Se alguem souber, faz um breve comentário por favor. Talvez minha dúvida seja a de muitos. Obrigado!
  • taxa de natalidade é o numeros de nascimento de pessoas e fecundidade é o númro de nascimento de pessoas por mulheres entre 15- 49 anos. Se a taxa de fecundidade é alta, consequentimente a taxa de natalidade sobe.

  • Para saber:
    População do Brasil: 207.490.273

    Brasil - IBGE:
    http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/

    Em 1980 éramos classificado como um país jovem. Atualmente somos caracterizados como um país adulto, em fase de transição para nos tornarmos um país idoso no ano de 2050.

    Essa mudança no perfil populacional brasileiro deve-se à REDUÇÃO DA NATALIDADE ao longo do tempo, o que se soma à igual REDUÇÃO DAS TAXAS DE MORTALIDADE.

    O Brasil está passando por um processo de envelhecimento populacional, ou seja, o aumento da média de idade de sua população. A médio e longo prazo, isso poderá ser bastante problemático, pois isso contribuirá para uma REDUÇÃO PROPORCIONAL DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA), que corresponde ao número de pessoas aptas a exercer algum trabalho. Ao mesmo tempo, os gastos sociais, sobretudo com o Previdência Social, elevar-se-ão, em um problema semelhante ao que é vivido atualmente em alguns países europeus.

  •  

    contínua redução das taxas

    fecundidade= mulheres gravidas (15 a 49 idade)

      natalidade= crianças nascidas         Os dois conceitos são comum

     

  • A taxa de fecundidade brasileira ( número de filhos por mulheres em período de "procriação") vem diminuindo assim como a taxa de natalidade.Na década de 60 esse índice era alto , devido a outro momento histórico, político , social.Com o avanço da ciência, através  dos métodos  contraceptivos e o desenvolvimento do país , as taxas vêm caindo.

     

  • Dá para fazer uma ligação dessa questão com a reforma da previdência, onde a população jovem está diminuindo e a populção idosa aumentando, com isso diminuindo a ativa e aumentando a inativa.

  • Gabarito: D

     

     

    - A letra A está Errada – a população brasileira vem apresentando uma expectativa cada vez maior de vida.

     

    - A letra B está Errada – em função dos avanços científicos, a mortalidade infantil vem caindo no país.

     

    - A letra C está Errada – as tendências das migrações em direção aos grandes centros que eram comum nas décadas passadas vem diminuindo bastante nos últimos anos.

     

    - A letra D está Correta – Nas últimas pesquisas está sendo constatado uma contínua redução da taxa de fecundidade, ou seja, na quantidade de filhos que cada casal possui.

     

    - A letra E está Errada – o êxodo rural que foi muito intenso nos anos 1950-1980, cessou nas últimas décadas.


     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • Gabarito: D) a contínua redução das taxas de fecundidade e natalidade.

    Taxa de fecundidade:

    1960 --> 6,3

    hoje ---> cerca de 1,8

    Fatores:

    -urbanização

    -Emancipação feminina

    -Métodos contraceptivos

    -Expressivo número de abortos

    fonte: meus resumos

  • O êxodo rural também é algo que está crescendo.
  • Não tem como a resposta ser o aumento do êxodo rural. O êxodo rural foi acelerado durante a industrialização, principalmente após a revolução verde. No entanto, o que acontece atualmente é o fenômeno da migração de retorno.

  • GAB-D

    a contínua redução das taxas de fecundidade e natalidade.

    MULHERES TRABALHANDO E ESTUDANDO.

    O CONFORTO DA VIDA DE SOLTEIRO.

    CASAIS CRIANDO ANIMAIS E MENOS FILHOS.

    UMA CRIANÇA CUSTA MUITO CARO E EXIGE MUITO TEMPO.

    GAB-D