Gabarito A. Comentando uma por uma:
b) suspensão das exportações de gás ucraniano para a Rússia e a elevada dívida da Ucrânia devido aos empréstimos fornecidos pela União Europeia. (Ora, sabemos que a economia da Ucrânia não é lá das melhores, mas objeto expresso não coaduna com o estopim para a situação da Ucrânia).
c) internacionalização dos gasodutos que transportam gás natural ucraniano para a Europa e a presença de tropas alemãs na capital do país, Kiev. (Olha, o examinador tentou inserir um aspecto forte da economia e logística da Ucrânia e da Rússia, mas o final da assertiva invalida tudo).
d) negativa de países como os Estados Unidos em apoiar novas eleições no país e o pedido de anexação de territórios ucranianos à Polônia. (risos eternos. Sabemos que o EUA fez o oposto. Tocou até um terror)
e) rejeição da população ucraniana à iniciativa presidencial de integração do país à União Europeia e os indícios de corrupção do governo. (Parte da população - e aí eu insiro regiões - era favor à integração da Ucrânia à União Europeia).