SóProvas


ID
1246459
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Não é de hoje que vacinas causam polêmica. Mesmo aquelas cujo benefício tornou-se inquestionável, como as da varíola e da poliomielite, já foram recebidas com resistência pela população. Em relação à nova vacina que está sendo oferecida a partir de março [2014] pelo Ministério da Saúde, já existe até uma página no Facebook chamada “Sou contra a vacina”, em que pais e profissionais de saúde postam reportagens, estudos e avaliações contrárias à imunização.


(http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/03/16/ medicos-governo-e-farmaceutica-reafirmam- -a-seguranca-da-vacina.htm. Adaptado)

A notícia refere-se à vacina contra

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, estima-se que 5,2 milhões de meninas de 11 a 13 anos de idade serão vacinadas contra o HPV em 2014, segundo o Ministério da Saúde. Esse número representa 80% do público-alvo. Apesar de todos os esforços, a campanha de vacinação não conseguiu se mostrar a todos como benéfica. Há uma parcela da população formada por pais que ainda desconfiam ou não entendem as razões da vacina e, por isso, preferem não imunizar suas filhas menores.
    Como motivos para desconfiança, algumas pessoas contestam a eficácia da vacina, a divulgação da campanha ou temem os efeitos colaterais. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero pode demorar até 20 anos para manifestar-se no organismo, após o contágio com o papilomavírus humano. A vacina foi lançada em 2006, ou seja, tempo ainda insuficiente tanto para comprovar a sua eficácia na prevenção do câncer de colo de útero quanto para mostrar possíveis efeitos colaterais.


     fonte: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2014/03/medicos-veem-riscos-em-vacina-contra-hpv/
  • A vacina da HPV teve como público alvo em 2014 meninas de 11 a 13 anos, a partir de 2015 o público será de meninas de 09 a 10 anos, isso porque o MS intenciona vacinar meninas que não tiveram contato com o vírus, ou seja, não iniciaram as atividades sexuais, nesse caso, a vacina é, sim, eficaz.

  • segue uma outra fonte:

    http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/03/16/medicos-governo-e-farmaceutica-reafirmam-a-seguranca-da-vacina-contra-hpv.htm

  • Data de Cadastro: 18/08/2017 as 08:08:09 alterado em 18/08/2017 as 08:08:58

    PREVENÇÃO

    Saúde amplia vacinação de HPV para homens e mulheres até 26 anos

    Homens e mulheres, entre 15 e 26 anos, também poderão receber a vacina de HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem caráter temporário e foi aprovada nesta quinta-feira (17), em Brasília (DF), durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), composta por representantes do governo federal, estados e municípios. A iniciativa, válida a partir desta sexta-feira (18), será para os municípios que ainda tenham vacinas em estoque, com prazo de validade até setembro de 2017. Com o fim dos estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo (9 a 15 anos).