SóProvas


ID
124738
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Assinale a alternativa que apresente a circunstância em que o Sistema de Custeio por Ordem de Produção é indicado.

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Custeio por Ordem de ProduçãoEste sistema, é característico de empresas que produzem sob encomenda, sejam estas unitárias ou em lotes. Podemos citar como exemplos as empresas de construção civil, tipografias, setor imobiliário, estaleiros e produtoras de filmes.
  • A produção por ordem de produção ou encomenda, como o próprio nome diz, é aquela realizada mediante encomenda/pedido específico do cliente. Ou seja, somente é produzido/industrializado aquilo que o cliente pediu (segundo quantidades e características passadas pelo cliente). 
    Algumas pontos que devem ser destacados:
    1) Os custos são acumulados em um formulário separado (por encomenda).
    2) Os custos somente cessarão de ser acumulados com o término da produção.
    3) A fabricação só tem início com a emissão da ordem (encomenda).
    4) Os custos indiretos da fábrica são rateados entre as ordens.
    5) Perdas, danificações podem ser atribuídas diretamente a cada ordem.
    Contabilidade de Custos, Bernardo Cherman, 2° edição.

    Abs
  • Gabarito: "E"

     

    Produção contínua: A empresa produção continuamente sem a intenção de atender a pedidos específicos de clientes. ex: Fábrica de copos de plástico

     

    Produção por ordem: A empresa só produz mediante encomenda do cliente e de acordo com suas especificações. ex: Construtora

  • Gabarito: Letra E.

    Comentário:

    O custeio por ordem é aquele em que o referencial escolhido para o armazenamento de informações é uma autorização para a fabricação de determinada unidade de produto ou serviço ou ainda um lote de produto. Essa autorização de produção pode ter vários nomes como, por exemplo, ordem de produção, ordem de serviço, ordem de trabalho, entre outros, sendo o mais comum ordem de produção. Sabe-se que essa ordem de produção é feita de acordo com as especificações dos clientes.

    As empresas monoprodutora geralmente se adaptam ao custeio por processo contínuo. Normalmente, nesse sistema produtivo, todos os produtos são fabricados para estoque; uma unidade de produção é idêntica a outra, os produtos são movimentados no processo de produção continuamente, e todos os procedimentos de fábrica são predominantemente padronizados.

    Como estudado na aula de hoje, não há qualquer relação direta entre o uso do custo padrão e a escolha do sistema de acumulação de custos por parte da empresa.

    Tampouco há qualquer relação entre o montante dos custos indiretos de fabricação e dos custos de mão de obra direta (nem entre custos fixos e custos variáveis) e a escolha do sistema de acumulação de custos por parte da empresa.