SóProvas


ID
1247551
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que indica a infecção genital causada por bactéria denominada Haemophilus ducreyi.

Alternativas
Comentários
  • O cancro mole é uma doença causada pela bactéria Haemophilus ducreyi e manifesta-se tipicamente como úlceras na região genital. Deve se salientar que o linfogranuloma venéreo é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, já a donovanose é uma doença infeto-contagiosa causada pela bactéria Calymmatobacterium granulomatis. A sífilis ou cancro duro é causada por uma bactéria denominada Treponema pallidum.  E por fim a Tricomoníase Genital ou Uretrite ou vaginite é causado por um protozoário Trichomonas Vaginalis.Ambas infeções são consideradas doenças sexualmente transmissíveis.

  • Item correto, letra C

    Complementando os comentários:

    A) O linfogranuloma venéreo (LGV) é uma DST caracterizada pelo aparecimento de uma lesão genital (lesão primária) e que se apresenta como uma ulceração (ferida) ou como uma pápula. Causada pela bactéria chlamydia trachomatis.

    B) Donovanose é uma infecção que afeta a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus. Aparecem úlceras e destrói a pele infectada. Causada pela bactéria Klebsiella granulomatis

    C) correta

    D) A sífilis ou cancro duro é  a primeira manifestação da sífilis. Caracteriza-se pela presença de uma úlcera pequena, indolor, endurecida. É uma doença sexualmente transmissível (DST) causada por uma bactéria denominada treponema pallidum.

    E) Tricomoníase genital é uma DST que, nas mulheres, ataca o colo do útero, a vagina e a uretra, e nos homens, o pênis, com sintomas de dor durante a relação sexual, ardência e dificuldade para urinar, coceira nos órgãos sexuais. Causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis.

  • Cancro mole é uma afecção de transmissão exclusivamente sexual, provocada pelo Haemophilus ducreyi, mais freqüente nas regiões tropicais. Caracteriza-se por lesões múltiplas (podendo ser única) e habitualmente dolorosas, muito mais freqüentes no sexo masculino. Denomina-se também de cancróide, cancro venéreo, cancro de Ducrey. O período de incubação é geralmente de 3 a 5 dias, podendo se estender por até 2 semanas. O risco de infecção em um intercurso sexual é de 80%.

    Gabarito "C"

    - Linfogranuloma venéreo é uma doença infecciosa de transmissão exclusivamente sexual, caracterizada pela presença de bubão inguinal, com período de incubação entre 3 e 30 dias. Mais observada nas Regiões Norte e Nordeste do país, embora tenha se tornado uma preocupação internacional devido a surto da doença na Holanda, entre homens que fazem sexo com homens (CDC 2004; Nieuwenhuis et al., 2004). O agente causal é a Chlamydia trachomatis - sorotipos L 1, L2 e L3. 

    - Donovanose  é uma doença crônica progressiva que acomete preferencialmente pele e mucosas das regiões genitais, perianais e inguinais. Causada pela bactéria Klebsiella granulomatis, a donovanose (granuloma inguinal) é freqüentemente associada à transmissão sexual, embora os mecanismos de transmissão não sejam bem conhecidos, com contagiosidade baixa. É pouco freqüente e ocorre mais comumente em climas tropicais e subtropicais. O período de incubação é de 30 dias a 6 meses

    - Cancro duro é uma lesão erosada ou ulcerada, geralmente única, indolor, com bordos endurecidos, fundo liso, brilhante e secreção serosa escassa. Causada por uma bactéria denominada treponema pallidum. A lesão aparece entre 10 e 90 dias (média de 21) após o contato sexual infectante. É acompanhada de adenopatia regional não supurativa, móvel, indolor e múltipla. 

    - Tricomoníase é uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório a cérvice uterina, a vagina e a uretra. Sua principal forma de transmissão é a sexual.O risco de transmissão por ato é de 60 a 80% (Bowden & Garnett, 2000). Pode permanecer assintomática no homem e, na mulher, principalmente após a menopausa. Na mulher, pode acometer a vulva, a vagina e a cérvice uterina, causando cervicovaginite. Excepcionalmente causa corrimento uretral masculino. Suas características clínicas são:

    • corrimento abundante, amarelado ou amarelo esverdeado, bolhoso; 

    • prurido e/ou irritação vulvar; 

    • dor pélvica (ocasionalmente); 

    • sintomas urinários (disúria, polaciúria); 

    • hiperemia da mucosa, com placas avermelhadas (colpite difusa e/ou focal, com aspecto de framboesa);

    • teste de Schiller aspecto “tigróide” . 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_controle_das_dst.pdf

  • A doença causada pela bactéria Haemophilus ducreyi é o cancro mole. É uma doença de transmissão exclusivamente sexual, mais frequente nas regiões tropicais. Caracteriza-se por apresentar lesões múltiplas (podendo ser única), tipo úlceras, habitualmente dolorosas, de borda irregular, com contornos eritemato-edematosos e fundo irregular, cobertas por exsudato necrótico, amarelado e de odor fétido, que quando removido revela tecido de granulação que apresenta sangramento fácil quando submetidos a traumatismos. No homem, as localizações mais frequentes são no frênulo e no sulco balano prepucial; na mulher, na fúrcula e na face interna dos grandes lábios. No colo uterino e na parede vaginal, podem aparecer lesões que produzem sintomatologia discreta. - Linfogranuloma venéreo é uma doença bacteriana causada pela Chlamydia Tracomatis. - Donovanose é uma doença bacteriana causada pela Calymmatobacterium granulomatis (Klebsiella granulomatis, Donovania granulomatis). - Cancro duro é a primeira fase da sífilis, e ela é causada pela bactéria Treponema pallidum. - Tricomoníase genital é causada pelo protozoário Trichomonas Vaginalis. Resposta C. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.