SóProvas


ID
124789
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria

De acordo com a Resolução CFC n.º 1229/09, as atividades inerentes a auditoria interna estão relacionadas nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    Podemos matar a questão simplesmente tendo em mente que a auditoria interna e a externa são independentes, ou seja, uma não tem influência sobre a outra. Dado isso, salta aos olhos o erro da alternativa B, que diz que a auditoria interna tem como uma de suas atividades monitorar a auditoria externa.

    Base legal:

    Pela Resolução CFC 1.229/2009:

    A3. Os objetivos das funções de auditoria interna variam amplamente e dependem do tamanho e da estrutura da entidade e dos requerimentos da administração e, quando aplicável, dos responsáveis pela governança. As atividades da função de auditoria interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir:

    Monitoramento do controle interno.
    Exame das informações contábeis e operacionais.
    Revisão das atividades operacionais.
    Revisão da conformidade com leis e regulamentos.
    Gestão de risco.
    Governança.

  • NBC TA 610, A1.

    Os objetivos e o alcance da função de auditoria interna geralmente incluem as atividades de asseguração e consultoria planejadas para avaliar e aprimorar a eficácia dos processos de governança, gestão de risco e controle interno da entidade (...)

    A auditoria interna poderia atuar avaliando e recomendando em diversos seguimentos da entidade, como forma de agregar valor à administração.

    Não pode, contudo, monitorar a auditoria externa. A auditoria externa é independente, não está sujeita a qualquer controle ou intervenção da entidade seja através da sua administração ou do seu departamento de auditoria interna.

    Resposta B