SóProvas


ID
1248685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue o item seguir.


Em um modelo entidade-relacionamento, a modalidade de um relacionamento é zero se não houver nenhuma necessidade explícita de ocorrência do relacionamento ou se o relacionamento for opcional.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão só pode estar errada!!! Deveria ser cardinalidade e não modalidade.

  • Modalidade: Associações mandatórias ou opcionais. Indica se um elemento precisa ou não participar de um relacionamento.

    “Associar um par de números inteiros (min, max) a cada participação de um tipo de entidade E em um tipo de relacionamento R” (Elmasri/Navathe) 

    min = 0    – participação parcial

    min > 0    – participação total 

  • correto - se caridnalidade for 0..1 ou 0..n significa que o minimo de ocorrencias é 0, sendo opcional. é obrigatorio quando cardinalidade for 1..1 ou 1..n ou n..m

  • CORRETO

    tabela = relação

    Cardinalidade=relacionamento( 0)(1)(N),dentre outras representações;

    0=opcional

    1=obrigatório

    N=vários

    Tupla=linha=registro

    Coluna=atributo

    esquema de relação= descrição da relação

    Instância=conjunto de tuplas – >seus valores num dado momento.( "foto de determinado momento do banco de dados" )

    -----------------------------------------------------------------------

    MER= parte abstrata

    Entidade= pode representar a parte abstrata ou real

    ------------------------------------------------------------------------

    Complementando :

    8.1. O ASPECTO ESTRUTURAL No Modelo Relacional o banco de dados é representado como um conjunto de relações. Considerando que uma relação é, de certo modo, similar a uma tabela de valores e aplicando a terminologia do MR diz-se que as linhas denominam-se tuplas; as colunas, atributos; e a tabela em si, relação (ELMASRI; NAVATHE, 2011, p. 39). 

    O conjunto de valores que cada atributo pode assumir chama-se domínio (SILBERSCHATZ; KORTH; SUDARSHAN, 1999, p. 62)

    Um esquema de relação (ou scheme de relação) é utilizado para descrever uma relação. Um esquema é indicado por R(A1, A2,c,An), onde R é o nome da relação e An são seus atributos (ELMASRI; NAVATHE, 2011, p. 40).

    Uma instância de relação (ou estado de relação) é um conjunto de tuplas – seus valores num dado momento.(ELMASRI; NAVATHE, 2011, p. 40).