SóProvas


ID
1248712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As tecnologias de redes de comunicação permitem a implantação de redes públicas e privadas que vêm sendo adotadas nas mais diversas áreas em todo o mundo. Quanto a tecnologias, arquiteturas, protocolos e aplicações de redes de comunicação, julgue o item que se seguem.

Caso um comutador ethernet (ethernet switch) opere com comutação acelerada (cut-through switching) e tenha pelo menos uma de suas interfaces conectada a um hub ethernet, haverá a possibilidade de esse comutador repassar para as outras interfaces fragmentos de quadros ethernet.

Alternativas
Comentários
  • Explicação muito legal, parabéns ao Paulo pela explicação e obrigadão...

    https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/timasters/conversations/messages/20447

  • Questão antiga, mas interessante. Caso se possua um hub conectado e este envie fragmento corrompido de um quadro Ethernet, este será repassado para as demais portas pois o switch no modo Cut-throught não checará a validade do quadro, apenas a informação de MAC de destino.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Eu discordo dessa afirmação, inclusive, da afirmação desse professor do Estratégia. Mas primeiro vamos às definições de hubs e switches, segundo[1]:

    Um switch é capaz de encaminhar os frames Ethernet para o destinatário correto, fechando “circuitos” entre as duas portas envolvidas, enquanto um hub antigo simplesmente repete os sinais recebidos em todas as portas.

    Assim como as placas de rede, os switchs trabalham no nível 2 do modelo OSI (link de dados), enviando frames Ethernet e endereçando os outros dispositivos da rede usando endereços MAC ao invés de endereços IP.

    Um switch pode operar de várias formas. No sistema cut-through o switch inicia a retransmissão dos frames imediatamente após receber os headers (que contém os endereços de origem e de destino). Nesse modo o switch não faz nenhum tipo de verificação no frame, simplesmente o retransmite da forma como os dados foram recebidos. No modo store-and-forward o switch armazena o pacote na memória, realiza algumas verificações básicas e só então envia o pacote ao destinatário, descartando pacotes inválidos e solicitando a retransmissão de pacotes corrompidos.

    A minha discordância é que, Independente de o switch está ou não no modo cut-through, o domínio de colisão por porta é preservado. Logo, como que um pacote corrompido vai "vazar" para outra porta, como é o que a questão coloca?

    Um frame corrompido pode, sim, ser enviado, mas aí dizer q ele vai para o destino errado(outra porta) aí já não concordo, pois o switch, como afirmado acima, fecha “circuitos” entre as duas portas envolvidas.

    E aí, o q vc acha? Deixe seu joinha,,,rs

    Ou não...rs

    Fonte:

    [1] https://www.hardware.com.br/tutoriais/resumo-redes/pagina2.html

  • Gabarito: Certo

    HUB - retransmite dados.