Para a argamassa, a cal funciona como um ligante onde a principal função é unir-se com os blocos eficientemente de forma duradoura, tanto no assentamento quanto no revestimento. Outro papel da cal na argamassa é entrar nos vazios dos blocos, cimentando-os, pelo processo de recristalização dos hidróxidos e da reação química com o anidrido carbônico do ar, dando a aderência da argamassa nos blocos (GUIMARÃES, 2002).
Retenção de água é a capacidade da argamassa em manter a água na mistura quando ela entra em contato com os blocos, que tem alto poder de sucção, assim não permitindo que o bloco tire a água da argamassa (SABBATINI, 1986).
-> Argamassas: de cimento, cal e areia são utilizadas em assentamento de e revestimento de alvenaria
CAL:
-> A cal proporciona maior retenção de água à mistura o que proporciona maior plasticidade e maior tempo considerada plástica.
-> A retenção de água também faz com que os efeitos da retração por secagem sejam minimizados, além de que a água retida por mais tempo na mistura garante que as reações de hidratação do cimento possam ocorre em sua totalidade, e também da carbonatação da cal, proporcionando a resistência inerente ao traço da mistura.
-> Uma base absorvente tende a "chupar" a água da argamassa, o que ocasionaria efeitos indesejáveis, a cal combate esse efeito conferindo as propriedades citadas.