-> Exsudação: É a tendência de separação da água (pasta) da argamassa, de modo que a água sobe e os agregados descem pelo efeito da gravidade. Argamassas de consistência fluida apresentam maior tendência a exsudação.
-> Densidade de massa: Relação entre a massa e o volume de material.
-> Adesão inicial: União inicial da argamassa no estado fresco ao substrato.
-> Consistência: É a maior ou menor facilidade da argamassa deformar-se sob ação de cargas.
-> Plasticidade: É a propriedade pela qual a argamassa tende a conservar-se deformada após a retirada das tensões de deformação .
-> Retenção de água e de consistência: É a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água.
- Coesão: Refere-se às forças físicas de atração existentes entre as partículas sólidas da argamassa e as ligações químicas da pasta aglomerante.
-> Exsudação: é um fenômeno que ocorre em pastas de cimento. Devido a diferença de densidade entre os grãos de cimento e agregados, com a água, eles tendem a se depositar ao fundo do volume em estudo fazendo com que a água passe a ocupar as porções da parte de cima. É um fenômeno de segregação, ou seja, separação que ocorre antes da pega (reações entre água e grãos ainda não iniciaram, estão livres). Isso prejudica as reações que estavam para acontecer, a uniformidade da massa, resistência e durabilidade. Há casos em que o caminho da água é bem visível, deixando por onde passou um vazio na massa.
Cimentos mais finos tendem a diminuir esse efeito pois, grão menores ocupam espaços menores tornando o caminho da água mais difícil, logo, confinando-a dentro da massa.
A água expulsa das camadas de baixo que se acumula nas de cima recebe o nome de exsudação.