SóProvas


ID
1251073
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à estrutura de textos jornalísticos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 

    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/search/?q=gancho

  • Foto-legenda: legenda explicativa mais extensa que o usual.

    Read more: http://www.aulete.com.br/foto-legenda#ixzz3LbVO5w82

  • JUSTIFICATIVA C

    No jornalismo, o termo sutiã refere-se a uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria. Atualmente, usa-se o termo linha fina.

    Sutiã = Linha fina

  • Nariz de Cera: Parágrafo introdutório em um texto que retarda a abordagem do assunto enfocado e tende à prolixidade. É o oposto do lead e totalmente desnecessário.

    Fonte: http://dicionariodejornalismo.blogspot.com.br/2010/09/nariz-de-cera.html

  • Nariz de Cera – falta de imparcialidade > texto inicia com longa digressão relacionada à linha de pensamento do veículo.

    Livro: Teorias do Jornalismo, Felipe Pena

  • Nariz de cera: Forma tradicional de introduzir uma notícia, reportagem etc. O nariz de cera vigorava na linguagem jornalística antes do surgimento do lide. Consistia num preâmbulo muitas vezes desnecessário, longo e vago, composto em medida menor do que a medida normal da coluna ou da página.

    Lide: Do ing. lead (comando, primeiro lugar, liderar, guiar, induzir, encabeçar). Abertura de texto jornalístico, na qual se apresenta sucintamente o assunto ou se destaca o fato essencial, o clímax da história. Resumo inicial, constituído pelos elementos fundamentais do relato a ser desenvolvido no corpo do texto. O lide torna possível, ao leitor que dispõe de pouco tempo, tomar conhecimento do fundamental de uma notícia em rapidíssima e condensada leitura do primeiro parágrafo. Deve ser redigido de modo a "fisgar" o interesse do leitor para a leitura de toda a matéria. Na construção do lide, o redator deve responder às questões básicas da informação: o quê, quem, quando, onde, como e por quê (embora não necessariamente a todas elas em conjunto)

    Texto-legenda: Legenda mais ampla, que escreve, explica ou comenta a ilustração (foto ou desenho) com mais detalhes do que a legenda comum. Permite ao redator maior liberdade de estilo, tratamento mais próximo do gênero da revista. Em alguns casos, contém o resumo da notícia, de modo que o leitor compreenda o assunto apenas vendo a imagem, o título e o texto-legenda.

    Gancho: Trata-se de um modo de contextualizar a matéria. O gancho pode ligar o assunto da pauta à realidade do leitor. Por exemplo, a Rede Globo costuma aproveitar os assuntos tratados em uma novela como um gancho para a produção de matérias nos telejornais. Ou um jornalista aproveita uma situação pontual em um bairro como gancho para tratar o assunto de uma maneira mais ampla.

    Sutiã: No jornalismo, o termo sutiã refere-se a uma pequena linha de texto usada sobre ou logo abaixo do título para destacar informações da matéria. Atualmente, usa-se o termo linha fina.

  • A) Não são sinônimos.

    B) Para ser notícia não é necessário ter análise.

    C) Sutiã e linha fina são sinônimos.

    D) Foto-legenda não precisa se limitar a uma linha

    E) Gabarito.

  • Essa é uma forma muito pobre de se definir "gancho", portanto, vejo o gabarito como discutível.
    Gancho, segundo Traquina, tem o mesmo significa em inglês de "news peg", ou seja, serve para justificar a noticiabilidade de um acontecimento.
    http://www.comuniqueiro.com/dicionario/news-peg