-
Dica pra quem não é pagante e já ultrapassou o limite diário, a alternativa certa é a Letra "E".
-
Tive dificuldade nesta questão, pois nunca tinha estuda à respeito desta diferença, não encontrei nenhum autor, mas este site que pode ajudar:
http://www.socialconsultoria.com.br/blog/index.php/instituicao-organizacao-diferencas/
ORGANIZAÇÃO
Esse tipo de empresa tem um objetivo bem determinado, direcionando todos os seus funcionários e processos para ele. Sendo assim, a empresa que se classifica como uma organização é especialista no segmento em que atua.
A organização tem uma grande preocupação com questões, como: produtividade, lucro, receita, relacionamentos, entre outras. Por isso, muitas vezes são consideradas empresas mais “sérias”, com maior credibilidade.
O termo também leva em consideração a estrutura – ou seja, tudo que envolve tecnologia, espaço, procedimentos e burocracia para criar uma empresa mais organizada de fato.
INSTITUIÇÃO
Neste modelo o fator de humanidade é o que tem maior peso para a empresa. Ela se sente responsável por produtos e serviços que tenham a ver com questões sociais e culturais.
Pelo fato de seguir essa linha, a instituição dá mais valor ao comportamento de seus funcionários, carisma da equipe e inovação. Além disso, ela costuma ter valores, missão e história marcantes – o que proporciona um sentimento de empatia com grupos específicos da sociedade.
ONGs, hospitais e universidades são exemplos desse modelo de empresa.
-
I. As instituições se interpenetram e se relacionam para regular a produção material e a relação entre os homens.CORRETA
II. As organizações são formas materiais que concretizam as opções que as instituições enunciam. CORRETA
III. As organizações são compostas de unidades menores, de natureza diversa como, por exemplo, os estabelecimentos. CORRETA
-
Gab: E
Baremblitt, Gregorio F. (2002). Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática, 5ed., Belo Horizonte, MG: Instituto Felix Guattari (Biblioteca Instituto Félix Guattari; 2).
(...) Em um plano formal, uma sociedade não é mais que isso: um tecido de instituições que se interpenetram e se articulam entre si para regular a produção e a reprodução da vida humana sobre a terra e a relação entre os homens. Agora, entendidas assim, as instituições são entidades abstratas, por mais que possam estar registradas em escritos ou conservadas em tradições.
Para vigorar, para cumprir sua função de regulação da vida humana, as instituições têm de realizar-se, têm de "materializar-se". E em que elas se materializam? Em dispositivos concretos que são as organizações. As organizações, então, são formas materiais muito variadas que compreendem desde um grande complexo organizacional tal como um ministério Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Ministério da Fazenda etc. – até um pequeno estabelecimento. Ou seja, as organizações são grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que concretizam as opções que as instituições distribuem e enunciam. Isto é, as instituições não teriam vida, não teriam realidade social senão através das organizações. Mas as organizações não teriam sentido, não teriam objetivo, não teriam direção se não estivessem informadas como estão, pelas instituições.
Por sua vez, uma organização (que, como insisti, costuma ser um complexo grande, vultoso) está composta de unidades menores. Estas são de naturezas muito diversas e é difícil enunciá-las todas. Mas, pelo menos, há algumas que são muito características, como, por exemplo, os estabelecimentos. Estabelecimentos seriam as escolas, um convento, uma fábrica, uma loja, um banco, um quartel. Há diversos tipos de estabelecimentos, de características muito diferentes. Mas é um conjunto de estabelecimentos o que integra uma organização.
http://repocursos.unasus.ufma.br/tutores_20142/repositorio/modulo2/pdfUnid1.pdf