SóProvas


ID
1252495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito do Plano Piloto de Brasília, julgue o item a seguir.

O tombamento do Plano Piloto como patrimônio histórico nacional e sua inscrição na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foram realizados com o objetivo de preservar as características essenciais que caracterizam o seu projeto urbanístico.

Alternativas
Comentários
  • O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade.

    Fonte: Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos

     

  • Gabarito: Certo

    -----

    "(...)O traçado original (desenho urbanístico) e as belas construções idealizadas
    pela dupla formada pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer
    fizeram da nova capital da República o primeiro bem moderno inscrito pela
    UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987.(...)"

    -----

    Fonte: RIDE - Apostila do professor Leandro Signori( Estratégia Concursos)

  • Gab: CERTO

     

    Pesqueisando sobre esse tombamento, achei interessante registrar esses 2 links. O primeiro diz respeito à resposta da questão e trechos de uma série que apresenta a história da construção de BSB. No segundo, também retrata a história, porém, é contada por 50 mulheres - em 2 partes. Vale a pena assistir. 

    ---> "Brasília é a mulher que teve coragem de ir para dentro do país e fazer o país florescer".

     

    1° - https://seuhistory.com/microsites/mil-dias--a-saga-da-construcao-de-brasilia/hoy_en_la_historia/plano-piloto-de-brasilia-e-declarado-patrimonio-cultural-da-humanidade

     

    2° - https://www.youtube.com/watch?v=BYsEgFAxjNA

  • Item Correto. O tombamento do plano piloto foi em 1987. Tanto pela Unesco quanto pelo Iphan teve o objetivo de preservar as características essenciais que caracterizam o projeto urbanístico.

  • Brasília foi tombada como Patrimônio Cultural da Humanidadpela UNESCO. Não foi este fato que promoveu elevado crescimento econômico do DF. Brasília tem realmente o pior (mais elevado) índice de Gini do Brasil, o qual mede a concentração de renda da população.

    O tombamento do Plano Piloto como patrimônio histórico nacional e sua inscrição na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foram realizados com o objetivo de preservar as características essenciais que caracterizam o seu projeto urbanístico.

  • Gabarito: Certo

  • Esta questão não tem muito mistério. O objetivo principal do tombamento de um “monumento” histórico é justamente a preservação das suas características essenciais.

    Resposta: Certo

  • Por se tratar de uma cidade projetada, Brasília teve o seu Plano Piloto tombado como patrimônio histórico nacional. Além disso, a Unesco inscreveu o plano na lista do Patrimônio Mundial. Ambas as medidas foram adotadas com o objetivo de preservar as características primordiais do projeto urbanístico realizado. 

    Prof. Diogo Surdi

  • Certo.

    Realmente a UNESCO inscreveu o Plano Piloto em sua lista de Patrimônio Cultural da Humanidade, assim como o IPHAN, que também tombou a área. 

    Questão comentada pela Profª Rebecca Guimarães.

  • Me lembrou da LODF:

    Art. 3º São objetivos prioritários do Distrito Federal:

    XI - zelar pelo conjunto urbanístico de Brasília, tombado sob a inscrição nº 532 do Livro do Tombo Histórico, respeitadas as definições e critérios constantes do Decreto nº 10.829, de 2 de outubro de 1987, e da Portaria nº 314, de 8 de outubro de 1992, do então Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural - IBPC, hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

  • Certo.

    Por se tratar de uma cidade projetada, Brasília teve o seu Plano Piloto tombado como patrimônio histórico nacional. Além disso, a Unesco inscreveu o plano na lista do Patrimônio Mundial. Ambas as medidas foram adotadas com o objetivo de preservar as características primordiais do projeto urbanístico realizado.

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • Saber é sempre bom!!!

    O decreto de 1987 possibilitou a inscrição do Plano Piloto de Brasília como Patrimônio da Humanidade. Era o reconhecimento internacional do “centro histórico” modernista que precedeu ao tombamento nacional. Este só aconteceu três anos depois, em 1990. Novamente movidos pelo temor que as medidas de proteção realizadas fossem modificadas pelos futuros governantes da capital, os artífices da preservação promovem o tombamento nacional.

    O processo de tombamento foi iniciado com uma carta de Lucio Costa dirigida a Ítalo Campofiorito que havia assumido na época a direção do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Nela ele reafirma como urbanista da cidade o principio das quatro escalas que orientaram a concepção do projeto e a necessidade da preservação das volumetrias inerentes a estas.

  • Brasília foi declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e também foi tombada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN. O tombamento e a inscrição foram realizados com o objetivo preservar as características essenciais que caracterizam projeto urbanístico e arquitetônico do Plano Piloto.

    Gabarito: Certo

  • IPHAN : Tombamento do PLANO PILOTO em 1987.

    UNESCO - Inscrição na lista de patrimônio mundial.

    LEMBREM-SE NÃO É o DF ou BRASILIA toda, mas só o Plano Piloto.

  • CERTO

    Brasília foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987, possuindo a maior área tombada do mundo. Em 1990, também foi tombada pelo Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural – IBPC, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

    RAs tombadas pelo IPHAN e declarado patrimônio cultural da UNESCO:

    • RA 1 – Plano Piloto
    • RA 11 – Cruzeiro
    • RA 19 – Candangolândia
    • RA 22 – Sudoeste/Octogonal
  • A UNESCO inscreveu Brasília na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. É o que consta no seu site. Está literalmente escrito BRASÍLIA. Claro que foi em função do conjunto urbanístico do Plano Piloto, o projeto que se materializou na cidade de Brasília. Mas a inscrição foi da cidade de Brasília. Entendo que esta questão foi mal elaborada pelo examinador do Cespe. Aí os alunos me perguntarão o que responder se uma prova do Cespe/Cebraspe vier dizendo que o Plano Piloto foi inscrito na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO. Com base nesta questão de 2014, responda que está certo. Como está certo dizer que Brasília foi inscrita na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO. Para o Cespe/Cebraspe as duas afirmativas estão corretas. O Plano Piloto também foi tombado como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN. O tombamento e a inscrição foram realizados com o objetivo preservar as características essenciais que caracterizam o projeto urbanístico e arquitetônico do Plano Piloto.

  • Importante diferenciar:

    BRASÍLIA recebeu em 1987, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco pelo TOMBAMENTO DO PLANO PILOTO, antes disso o Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural, atual IPHAN em decorrência do plano piloto vencedor do concurso nacional para a nova capital do Brasil, em 1990, tombou o Conjunto Urbanístico de Brasília.

    INSTITUTO BRASILEIRO DO PATRIMÔNIO CULTURAL (ATUAL IPHAN)- 1990: TOMBAMENTO DO CONJUNTO URBANÍSTICO DE BRASÍLIA

    UNESCO- 1987: PLANO PILOTO, cuidado!! BRASÍLIA NÃO!

    Minhas anotações sobre o tombamento da Unesco:

    Foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela Unesco na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade

    Maior área tombada do mundo- 112,25 km²

    Delimita-se: leste (orla do Lago Paranoa) oeste (estrada Parque da Industria) Sul (Córrego Vicente Pires) Norte (Córrego Bananal).

    Fonte: Estratégia

  • Questão do Gran que ajuda:

    As singulares feições urbanísticas e arquitetônicas da capital brasileira inaugurada em 1960 levaram a UNESCO, órgão especializado das Nações Unidas para as questões de educação, cultura e ciência, a declarar todo o Distrito Federal como patrimônio da humanidade. Errado.

    A UNESCO inscreveu em sua lista de patrimônio da humanidade o Plano Piloto de Brasília, e não todo o DF.

    Demais disso, seguem algumas ponderações:

    - O tombamento do Plano Piloto como patrimônio histórico nacional e sua inscrição na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) foram realizados com o objetivo de preservar as características essenciais que caracterizam o seu projeto urbanístico. – TOMBAMENTO EM 1987.

    Em 1987, a UNESCO. Quem também tombou foi o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1990.

  • brasília ou plano piloto?

    (AOCP/SES-DF/2018) Brasília foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, (C)

  • Brasília foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987, possuindo a maior área tombada do mundo. O objetivo: preservar as características essenciais que caracterizam o projeto urbanístico.

  • Questão tão lógica q tenho até medo de estar errada!