-
Aumento da atividade produzida nas cidades.
-
O certo é que os territórios se transformaram devido ao aumento da atividade produtiva NAS CIDADES e não no campo. A segunda parte da asserção está incorreta.
-
"O processo de industrialização foi o fator responsável pelo desenvolvimento das cidades brasileiras" CERTO.
"territórios se transformaram devido ao aumento da atividade produtiva no campo". ERRADO. (nas cidades).
Tornando o item ERRADO!
-
Diria que a primeira parte da questão também está incorreta.
O processo de industrialização foi um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento das cidades brasileiras, e não o único.
-
Se a industrialização ajudou a desenvolver as cidades brasileiras, como isso resultaria num aumento da atividade produtiva no campo?
Contradição total...
-
Apenas a primeira parte da questão está errada na minha concepção, visto que industrialização não foi único fato responsável pelo processo de urbanização. Quanto a segunda parte, é inegável que os territórios urbanos se transforaram deivo ao aumento da atividade produtiva no campo, em razão da demanda cada vez maior da agricultura.
-
O processo de industrialização foi o fator responsável pelo desenvolvimento das cidades brasileiras, CERTO
cujos territórios se transformaram devido ao aumento da atividade produtiva no campo. ERRADO
A atividade produtiva no campo realmente aumentou, mas esse aumento, por si só, não contribuiu para as modificações nas cidades. O uso de máquinas e novas tecnologias na agricultura (futuro agronegócio) fez com que diminisse drasticamente a oferta de trabalho no campo e, consequentimente, contribuiu para a exedo rural. Grandes parcelas da populção foram para as cidades em busca de trabalho.
-
Prezados: creio que o erro maior da questão está em atribuir à industrialização a exclusividade como O fator responsável. Já a segunda parte parece-me mais correta, embora incompleta. Eu faria a seguinte leitura correta da assertiva:
"O processo de industrialização foi UM DOS fatorES responsáveIS pelo desenvolvimento das cidades brasileiras, cujos territórios se transformaram devido ao aumento da atividade produtiva no campo, E CONSEQUENTE EXPULSÃO DA ANTIGA MÃO DE OBRA PARA AS CIDADES, COM A OCUPAÇÃO DE SUAS PERIFERIAS.
-
Concordo com Wilson Sato. Todos os outros cometários estão equivocados. O erro realmente é dizer que a industrialização foi O fator responsável pela urbanização. Além disso, é óbvio que a segunda afirmativa está correta: o aumento da produtividade no campo significa tecnologia, que por conseguinte significa menor necessidade de mão de obra, causando o êxodo rural.
-
Os colegas poderiam citar ouros fatores, além da industrialização, responsáveis pela urbanização? Obrigada.
-
A industrialização não foi, sozinha, o fator de urbanização do território brasileiro. Houve uma modernização do trabalho no campo (e consequente aumento de produção) em paralelo à industrialização - que fora viabilizada pelo capital excetende do café. Com mais tecnologia, menos mão de obra foi empregada no campo, fazendo com que esta migrasse para as cidades. O avanço na produção agropecuária e na indústria demandaram maior integração das cidades. No avanço desse processo, mais cidades foram surgindo nos enlaçes desses grandes centros urbanos, causando uma desconcentração da malha urbana. Nos últimos anos, precebe-se a redução do processo de urbanização, aumento da desconcentração, com os grandes centros perdendo contingente para as cidades médias, além da migração da indústria, que passa a ocupar regiões com custo de produção mais barato. Tudo interligado.
-
Gabarito: ERRADO.
Questão que merece atenção.
Uma leitura desatenta pode entendê-la como correta. No entando, perceba que a assertiva diz que a o aumento produtivo do campo foi o responsável pelo desenvolvimento das cidades. Errado, foi a industrialização que fez isso.
Prof. Giovanni Mannarino