SóProvas


ID
1252513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à geografia urbana no Brasil, julgue o item que se seguem.

A crescente utilização no campo de produtos oriundos do meio urbano, como o crédito bancário e os equipamentos agrícolas, contribui para intensificar a subordinação do campo à cidade.

Alternativas
Comentários
  • Essa assertativa me gerou uma dúvida,será que a relação do campo com a cidade seria uma relação de subordinação, ao meu ver poderia ser uma relação de complementação visto que o campo necessita da cidade para implementos agrícolas, e máquinas (produtos industrializados), e a cidade precisa dos produtos primários(algodão e lã-roupas, alimentos, )  para fabricar/então suprir as necessidades da cidade devido aos grandes volumes populacionais.Alguém ?

  • Concordo com você Larissa! Outro exemplo é: os serviços do campo necessitam da ajuda das cidades com os emprestimos por exemplo, mas a cidade necessita da produção do campo para gerarem lucros tanto com vendas internas, como externas, e com o retorno de seu capital emprestado com juros lucrativos.

  • Acredito que a tal subordinação do campo à cidade ocorra em virtude desta última ditar o que o campo irá produzir. O campo estará atento às necessidades da cidade e buscará atendê-las em uma relação de subordinação. Relação essa mormente ditada pelo capital que se faz presente em abundância na cidade e não no campo.

  • Teixeira  (2005,  p.28) afirma  que “a década de 1970 vai sendo  marcada  pela chamada "industrialização da agricultura‟,  sendo  esta  cada  vez mais  subordinada  à  indústria  e, consequentemente, uma maior subordinação da natureza ao capital”.

     

    [...]entendemos  que  o  campo  se  torna  cada  vez  mais subordinado  à cidade  no  que  diz  respeito  ao  desenvolvimento  das  atividades  econômicas  da agricultura  moderna  (do  agronegócio),  conforme  defendido  por  autores  como Milton  Santos (2012;  2008),  Denise  Elias  (2007a;  2007b),Graziano  da  Silva  (1997)e  João  Rua  (2006).

     

    Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/viewFile/24555/15467

     

    Também não me senti confortável com a palavra "subordinação". Me pareceu equivocado, mas...

  • Crédito bancário e tecnologia não subordina o meio rural à cidade, essa afirmativa é, no mínimo, muito incompleta. Crédito bancário e utilização da tecnologia são apenas ferramentas para a produção moderna, no máximo poderiamos dizer que são reflexos da subordinação, agora sim, em relação à DEMANDA das cidades, e não causadores em si da subordinação.
    Além disso, como explicitado pela citação do colega abaixo, Diogo,  a subordinação acontece em relação à necessidade do agronegócio, e novamente, crédito bancário e tecnologia são apenas consequências dessa necessidade, e não intensificadores da subordinação.
    Eu entraria com recurso, pela forma como a questão está escrita. Na minha opinião, totalmente incompleta.

  • Gabriel, a questão fala ''CONTRIBUÍ PARA INTENSIFICAR'', ROL EXEMPLIFICATIVO!

    Fala bobagem não! 

  • Se tem alguém que está falando bobagem é você. Não misture as coisas, isso não tem nada a ver com "rol exemplificativo", você está se apropriando de um termo usado no Direito como se fosse um argumento, mas não há argumento algum. O que eu falei é sobre o significado de palavras e interpretação. Minha argumentação se baseou no fato de que jamais podemos confundir consequêcias com fatores que contribuem. Abraço e bons estudos.

  • Apesar da palavra "subordinação" ser estranha dentro da questão, acretido que seja essa mesmo a relação entre campo e cidade. Uma vez que essas atividades são apenas estendidas ao campo, mas seus núcleos encontram-se nas cidades. Não existe um núcleo delas no campo! Caso vc precise resolver um problema de ordem técnica, vc deve ir à cidade resolvê-lo. Enfim, acredito que seja isso!

  • Gente eu sou geografo e posso ajudar, sem vaidade. A relação de subordinação do campo a cidade só existiu até o advento da Revolução Industrial em que o campo era autossuficiente e não dependia dos centros urbanos. Assim, entre esses espaços ha muito mais uma integração do que subordinação. 

    Acho que ajudei. Item errado.

  • gab. certo


    Atividades econômicas praticadas no campo dependem das práticas realizadas nas cidades e vice-versa. A agricultura, por exemplo, depende em grande escala dos maquinários e produtos agrícolas (insumos, fertilizantes, etc.) produzidos nas cidades, além dos conhecimentos em biotecnologia e produção agrária oferecidos por centros de pesquisa localizados geralmente nas cidades.


    fonte:google

  • Dependência seria mais adequado.

  • Era pra estar errado , pois o correto seria INTEGRAÇÃO e não subordinação. Mas se o CESPE disse que está CERTO, ok , vamos nesse pensamento também.