-
GABARITO CERTO
A região Sudeste é a mais industrializada e com maior índice populacional do País principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
-
Questão um pouco desatualizada, pois atualmente, houve um aumento das especulações imobiliárias no Sudeste, além disso, os incentivos fiscais no Nordeste, facilitando na migração das empresas para o Nordeste.
-
Pois é.. esse "facilita as migrações para região sudeste" não me convenceu.. Parece que é "fácil" querer migrar para região sudeste, o que claramente não condiz com a realidade.
-
Se falasse "concentra-se PRINCIPALMENTE na região Sudeste", beleza, mas o Brasil tem outros polos industriais fortes em outras regiões...
-
http://geoftp.ibge.gov.br/produtos_educacionais/atlas_educacionais/atlas_geografico_escolar/mapas_do_brasil/mapas_nacionais/sociedade_e_economia/brasil_distribuicao_industrias.pdf
O Brasil sempre foi um país agrícola, ou seja, as principais atividades econômicas eram realizadas no campo. Só pra lembrar: atividade extrativista de pau-brasil, produção agrícola de cana-de-açúcar, produção agrícola de café. Paremos na produção de café, porque este processo tem muita relação com a urbanização de nosso país.
No início do século XX o Brasil era grande produtor e exportador de café. A economia do país era calcada nesta produção, o café gerava empregos e impostos. Como a produção de café é uma atividade agrícola, os empregos estavam no campo. A população era, essencialmente, rural.
Neste período, porém, aconteceram muitas coisas no mundo todo e que tiveram conseqüências, também no mundo todo. A revolução russa (1917) e a primeira grande guerra (1914-1918) mudaram completamente a organização geopolítica mundial, principalmente na Europa e no Oriente Médio. Alguns países tiveram alterações no seu território, outros passaram a existir a partir do conflito. Também houve a re-estruturação de centro de poder, que se deslocou da Europa para os Estados Unidos da América - EUA.
Após a 1ª Grande Guerra o espaço mundial sofreu reorganização: reconstrução do que havia sido destruído, reinício da produção na Europa e revisão das relações comerciais, entre outras coisas. O grande produtor e exportador de produtos industrializados, nesta época, eram os Estados Unidos da América, mas com a reorganização européia a importação dos produtos norte-americanos reduziu. O maior comprador de nosso único produto de exportação na época eram os EUA, nação que amargou grande crise econômica em 1929, por conta desta redução na exportação. Assim, em 1929 o Brasil teve uma grande produção e um pequeno mercado consumidor mundial. Como o café era a base da economia brasileira, o país entrou em crise. A saída foi diversificar a economia, foi quando, a industrialização do país, que era bem pequena, teve um impulso.
As condições no Sudeste eram favoráveis: o dinheiro dos fazendeiros e comerciantes de café que precisavam investir; a hidrografia em relevo acidentado facilitava a produção de energia; a saída dos trabalhadores do campo devido à crise do café e a imigração de europeus, em maior n úmero italianos, compôs a mão -de-obra. Essa indústria tinha a finalidade de suprir o mercado consumidor interno pois, com a crise nos EUA, a exportação de produtos de lá reduziu.
Apesar desses acontecimentos, a economia brasileira passou a ser organizada e pautada na indústria apenas após a II Guerra Mundial (1939-1945). E, depois disso, muitas outras indústrias. Parafraseando Bernardes, junto com as indústrias a urbanização, o êxodo rural e a integração do território nacional por meio dos transportes e da comuni
Fonte: https://goo.gl/9XCwKc
-
Banca dos infernos! Milton Santos se revirando no túmulo! Cadê o conceito de Região Concetrada Sudeste-Sul do Milton Santos que a CESPE adora? contradição pura! Cadê a interiorização da indústria tão comentada? Corroboro a afirmação do colega.... se fosse "principalmente" estaria certa.
-
Que questão mais mal formulada... pelo amor!!! Muito facilmente o CESPE poderia marcar essa questão como errada.
Essa é daquelas questões que é melhor não responder, pq vai da vontade da banca de definir como CERTO ou ERRADO.
-
realmente a questão foi mal formulada, mas fácil de responder.
-
A indústria concentra-se... (EXCLUSIVAMENTE ou PRINCIPALMENTE, o que esta implícito aqui pode alterar a resposta.)
-
É só lembrar de SP que a questão fica fácil.
-
''No Brasil, a indústria concentra-se na região Sudeste'' não concordo, ficou entender que todo centro é la!
-
Aqui caberia o gabarito tanto certo como errado...
-
Região Concentrada brasileira.
-
Milton Santos e a região concentrada
-
q integração? integração d c@# é r#l@
-
Sobre a concentração da indústria, páginas 134 e 135:
https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101627.pdf
-
questão desatualizada
-
Eu até estava aceitando esse gabarito pelo fato da prova ser antiga, mas olha só a questão que veio na mesma prova:
Os fatores que propiciam o crescimento populacional no interior do Brasil incluem a atração de indústrias para as cidades de médio porte. (CERTO)
Afirmar de forma genérica que a indústria concentra-se na região Sudeste é um equívoco!
-
Será que esse gabarito ainda se considera correto? Errei observando os seguintes pontos:
- Hoje não há mais toda essa concentração no sudeste, temos, por exemplo, fortes indústrias no Nordeste
- Ainda sim, se há concentração em um local, consequentemente, não há integração
Se eu viajei vocês falem ai!!
-
Quem é do Nordeste sabe o quanto de colegas, vizinho e amigos que vão para Sampa -normalmente- procurar trabalho...
PMAL 2022
-
São Paulo é o estado com maior número de estabelecimentos industriais no país: mais de 122 mil.
https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/importancia-da-industria-para-os-estados/
-
Concentrar (verbo)
1.fazer convergir ou convergir para um centro ou um ponto; reunir(-se).
2.apresentar(-se) [algo] em grande número, quantidade ou intensidade; acumular(-se).
-
QUESTÃO DESATUALIZADA.
O que dizer de tantos polos industriais que tem se formado em varias regiões do brasil, sem falar no principal atrativo das regiões os INCENTIVOS FISCAIS!