SóProvas


ID
1252522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que diz respeito à população brasileira, julgue o item seguinte.

O perfil migratório da população brasileira sofreu alterações ao longo do tempo, o que ocorreu, entre outras razões, devido ao processo de qualificação dos migrantes, que vão à busca de melhores oportunidades de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo inteiramente com esta afirmativa. Ela colocou como se todos os migrantes estivessem qualificados para buscar melhores oportunidades de trabalho. Seria mais correto, no meu ponto de vista, se a afirmativa trouxesse algo parecido com: devido ao processo de qualificação de parte significativa dos migrantes...

  • Concordo!

  • Questões do CESPE que trazem no enunciado "entre outras razões", geralmente, tendem a ser corretas, já que, demonstram uma preocupação expressa em deixar outras possibilidades em aberto. 
    E, ainda que eu concorde com o colega Alexandre que seria mais correto a questão especificar que este processo de qualificação não abrange a totalidade dos migrantes, temos que levar em conta que já basta uma parcela significante de migrantes envolvida para considerarmos o processo como verdadeiro – não é porque TODOS os migrantes não participam deste processo que ele deixa de existir!
  • Creio que ele se refere à decisão de indústrias de avançarem para o interior do país, buscando áreas com terrenos mais baratos e isenções fiscais. A mão-de-obra atraída para a localidade é mais qualificada que a caracterizada pelos fluxos migratórios da década de 1970.

  • gente, vocês tão pensando muito em migração interna... fica mais fácil de entender o gabarito da questão ao se pensar nas migrações externas... o Brasil no começo do sec XX recebia grande fluxo de migrantes, porém essa balança se inverteu, quando muitas pessoas de classe média, boa parte que possui ensino superior, começaram a sair do país em busca de outras oportunidades. Há, inclusive, um problema de evasão de cérebros no país hoje... 

     

    P.s.: acredito que hoje essa situação imigrantes vs emigrantes esteja mais equilibrada que algumas décadas atrás, visto que nos últimos anos temos recebido muitos imigrantes da americanos (haiti e venezuela), além de africanos

  • Fiquei na dúvida em: "devido ao processo de qualificação dos migrantes".

  • Aquele momento: com base em que você me diz isso,Cespe.

  • Não foi apenas a modalidade de migração que mudou nos últimos anos. O perfil migratório da população brasileira também sofreu alterações ao longo do tempo, o que ocorreu, entre outras razões, devido ao processo de qualificação dos migrantes, que vão à busca de melhores oportunidades de trabalho. É por isso que a prevalência atualmente não é de trabalhadores sem qualificação que migram de uma região para outra, mas de profissionais qualificados que migram para cidades médias e grandes, às vezes dentro do próprio estado, com melhor qualidade de vida.

    Gabarito: Certo

  • Fiquei na dúvida pois os processos de migração interna se deram muito pela oferta de trabalho em determinadas regiões, o que não quer dizer que aqueles que foram eram qualificados. Hoje, já é diferente.

  • O que seria "qualificação dos migrantes"? Se for no sentido de uma maior qualificação educacional/profissional está errada... A massa de migrantes não possui essa qualificação

  • Eu raciocinei lembrando dos médicos cubanos, que vinheram ao Brasil , NÃO COMO IMIGRANTES, mas em busca de melhores oportunidades de empregos.

  • A cada dia que passa a demanda de vagas para emprego, exigir uma qualificação melhor para o mercado de trabalho.

  • "Certo", mas a questão generalizou. De fato, muitas pessoas, que migram hoje, têm maior qualificação do que as que migravam no passado.

    Exemplo: Antigamente as pessoas com pouca ou quase nenhuma qualificação saíam do Nordeste em busca de melhores condições de vida e emprego, hoje, muitas pessoas estudam e se qualificam em suas regiões e depois vão para outra em busca de um mercado de trabalho que melhor absorva sua qualificação.

    Porém, ainda existem pessoas com pouca ou nenhuma qualificação que migram em busca de melhores oportunidades ou migram sazonalmente em determinada época do ano.