SóProvas


ID
1252546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população de 9,6 milhões de jovens, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, não estuda nem trabalha e é motivo de preocupação nos estudos sobre condições de vida da população brasileira, aponta a síntese de indicadores sociais de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2012. Um em cada cinco brasileiros (19,6%) de 15 a 29 anos de idade faz parte da “geração nem nem”, jovens que nem estudam nem trabalham.

                         O Estado de S.Paulo, 30/11/2013, p. A34.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.


O índice de desemprego feminino deverá cair nos próximos anos, haja vista que atualmente existem no Brasil creches em número suficiente para atender à demanda nacional.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Pelo contrário. O número de creches ainda é insuficiente para atender a demanda nacional.

  • ERRADA.


    Caramba, a Cespe se superou agora, dizendo que o "único" emprego que as mulheres conseguem são em creches... "O índice de desemprego feminino deverá cair nos próximos anos (...)".

    Questão meio absurda, parece que está menosprezando as mulheres.


    Fica aqui o meu desabafo.

  • Yuri, ao falar em creches, o cespe quis dizer que, havendo "número suficiente para atender à demanda nacional" (o que não é verdade), as mulheres teriam onde deixar seus filhos e ir para o mercado de trabalho sem problemas.

  • Cespe, como sempre, generalizando.

    - O nível de desemprego feminino está atrelado apenas a mulheres com filhos?

    Acertei a questão pelo simples fato de saber que não há creches suficientes para atender à demanda nacional.

  • Creches em números suficientes para atender a demanda nacional ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • De fato, o erro da questão está em afirma que existem creches SUFICIENTE. Sabemos que houve uma melhora nos últimos anos, porém ainda estamos longe de atender 100% da demanda existente. A co-relação entre desemprego feminino X número de creches, no entanto, está correta.

  • Embora o número de creches tenha aumentado nos últimos tempos, ele ainda está longe de ser suficiente para atender à demanda nacional. 

    Dessa forma, a questão está errada.



  • creches suficientes kkkkkk Piada! 

  • Garabito: ERRADO.
    Um ponto não tem nada a ver com o outro, além de ser um disparate mencionar que no Brasil há número suficiente de creches. 
    Imaginemos que haja, de fato,  número expressivo de creches em todo o território nacional. Não havendo oferta de emprego na economia, a demanda de mulheres e outros indivíduos em idade economicamente  ativa no mercado,  AINDA encontrariam-se DESEMPREGADOS.