SóProvas


ID
1252555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Apesar da ampliação do acesso à escola e da crescente geração de emprego, uma população de 9,6 milhões de jovens, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, não estuda nem trabalha e é motivo de preocupação nos estudos sobre condições de vida da população brasileira, aponta a síntese de indicadores sociais de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2012. Um em cada cinco brasileiros (19,6%) de 15 a 29 anos de idade faz parte da “geração nem nem”, jovens que nem estudam nem trabalham.

                         O Estado de S.Paulo, 30/11/2013, p. A34.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade social brasileira contemporânea, julgue o item subsequente.


Cuidar dos filhos é importante fator para que jovens mulheres componham a ‘geração nem nem’.

Alternativas
Comentários
  • O texto não fala nada em CUIDAR DOS FILHOS. Pode ser um dos fatores, mas pode ser por falta de creche ou com quem deixar o filho; por não ter profissão, logo, será mal remunerada e não vai poder pagar alguém pra cuidar da criança, etc.

  • CERTA.


    De fato, ter filho é UM fator que PODE impossibilitar algumas pessoas de buscar estudo ou trabalho, todavia na MINHA humilde opinião essa questão está mal formulada.

    Primeiro, uma mulher que tem filho, mesmo que pequeno, pode trabalhar e estudar se quiser; segundo, "Cuidar dos filhos é importante fator" importante ? Essa análise é subjetiva, é triste ter que fazer esse tipo de análise para responder uma questão.


    As provas são (deveriam ser) feitas com respostas objetivas, extraídas de uma interpretação una.


    A luta continua.

  • CERTO     Geração nem nem: um em cada cinco brasileiros entre 18 e 25 anos não trabalhão nem estudam   

  • Mal formulada. Na questão anterior, por não constar nada no texto sobre o grau de escolaridade, a questão foi considerada errada pela banca. Agora nesta questão, aconteceu o mesmo. No texto não fala nada em CUIDAR DOS FILHOS, porém a banca considerou a questão correta. Vai entender...

  • Tendo o fragmento de texto como base  ?


    Há uma diferença grande entre ter filho e cuidar do filho. em nenhum momento é dito a palavra cuidado no texto!!!

    zero pra essa questão
  • Descordo do julgamento errôneo dos meus colegas aqui presente, essa questão se encaixa perfeitamente no quesito atualidades, e de fato o fator "filho" é decisivo na mudança de hábito de uma jovem limitando-a a efetuar atividades pertencentes a fase de juventude a qual se encontra inclusive a crianção de um filho, esses dados não fazem parte de subjetividade ou achismo, isso é comprovado estatisticamente, em consequência disso a escola e os estudos acabam sendo deixados de lado.

  • Embora o texto base não utilize expressamente a palavra cuidar para se referir ao trabalho das mães com os filhos, o fato de se colocar a informação de que muitas das pessoas que não trabalham nem estudam são mulheres com filhos permite inferir que essa é uma das causas para o grande número de jovens integrantes da “geração nem nem”. 

    A questão está certa.   


  • Questão totalmente tosca! discordo plenamente...

  • geração nem nem’. nem  trabalho e nem estudo, correto

  • Descordo do gabarito  , em nenhum momento no texto fala que as mulheres "nem nem" para ficar cuidando dos filhos , se fosse assim essa outra questão teria que ser verdadeira "confirma-se a existência de uma relação direta entre o grau de escolaridade e a obtenção de empregos bem remunerados".

  • Conheço vários aqui no QC que são nem nem.... Nem estudam, nem passam...

  • questão ridicula, deveria ser anulada