-
d) 1, 2, 3.
Primeira República ou República Velha (1889 - 1930)
A Constituição de 1891 foi uma ótima ferramenta para as oligarquias moldarem a política brasileira. Elaborada ainda no tempo de Deodoro, mas com a Assembleia Constituinte (depois, Congresso Nacional) dominada pelas oligarquias estaduais, particularmente a paulista.
Sobre o direito de voto: 95% dos brasileiros não votavam porque eram mulheres, analfabetos, mendigos, soldados ou padres. O voto era descoberto (em aberto), isto é, não era secreto. Era possível vigiar o voto. No fundo, a eleição servia para medir a força política dos coronéis. O bando de eleitores nas mãos dos coronéis constituíam os famosos curais eleitorais, lá os coronéis influenciavam os eleitores nas votações (coronelismo).
Os dois Estados politicamente mais importantes eram São Paulo (o mais rico) e Minas Gerais (que possuía o maior número de eleitores e, portanto elegia o maior número de deputados federais).
-
Importante informação sobre a composição de poder entre MG e SP.Apesar de MG ser também um estado rico não era tão rico como SP e sua elite não era tão poderosa, mas o número de eleitores somado ao poder econômico levava MG a ter proeminência política nacional e importância na composição política nacional, como na escolha do presidente.
-
Esse "facultativo" quebra muita gente.
-
1) Nesse período, o voto era aberto (não secreto) e (facultativo) ? (não obrigatório).
-
o voto era aberto,ou seja,não secreto.
o voto era facultativo,ou seja,não obrigatório.
-
Sobre a letra A,
"A primeira Carta Magna da recém-nascida república brasileira recebeu da ‘Lei Saraiva’ (1881) os cidadãos já alistados, mesmo os analfabetos, por ex offício, e o voto direto. Como inovação instituiu o sufrágio universal, todavia o voto decorria da exigência da alfabetização. Em sua redação no art. 70 os eleitores deveriam ser ‘cidadãos maiores de 21 anos’, no §
1º dos que não podem se alistar para votar estavam os mendigos, os analfabetos, as praças, e os religiosos.
Duas outras observações importantes na redação da Constituição de 1891 seriam: a exclusão da exigência de renda para ser eleitor ou candidato, fim do voto censitário, e a não obrigatoriedade no alistamento e no voto. Todas estas medidas faziam com que a participação da população ao pleito eleitoral fosse reduzida (NICOLAU, 2002)." (grifo nosso)
FONTE: https://jus.com.br/artigos/76118/o-voto-durante-a-primeira-republica-1889-1930-do-direito-positivado-ao-direito-vivenciado
-
vota quem quer, mas vc é obrigado a ir pq o coronel quem manda