SóProvas


ID
1254964
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Correlacione a coluna A, contendo as siglas de parâmetros de configuração de correio eletrônico e Internet com suas respectivas definições da coluna B e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. SMTP
2. SSL
3. POP
4. IMAP
5. ISP

Coluna B

( ) Protocolo de acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico.
( ) Provedor de acesso à Internet.
( ) Protocolo de camada de sockets segura.
( ) Protocolo de transferência de e-mail simples.
( ) Protocolo de acesso à mensagem da Internet.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    8.13.1. SMTP

      SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo de Transferência Simples de Correio) é o protocolo usado para o envio de mensagens de correio eletrônico (e-mail). Esse protocolo usa a porta 25 do protocolo TCP.

      Atenção: esse protocolo é usado no ato do envio do correio eletrônico. Não só no envio que acontece entre usuário remetente e servidor de correio, mas também entre servidor de envio e servidor de recebimento.

      8.13.2. POP

      POP (Post Office Protocol – Protocolo de Agência de Correio) é usado para realizar o recebimento das mensagens de correio eletrônico. Com esse protocolo, as mensagens armazenadas na caixa postal do usuário são trazidas para o computador do usuário e retiradas do servidor (a rigor, visto que se pode selecionar que as mensagens fiquem em cópia no servidor de e-mails). Esse protocolo usa a porta 110 do protocolo TCP. Atualmente encontra-se em sua terceira versão, daí o nome POP3.

      8.13.3. IMAP

      IMAP (Internet Message Access Protocol – Protocolo de Acesso a Mensagens na Internet) é usado em opção ao POP porque facilita o acesso aos dados nas caixas postais sem a necessidade de “baixá-los” para o computador cliente. Através do IMAP, é possível realizar um acesso on-line aos dados na caixa postal localizada no servidor sem que isso signifique trazer as mensagens ao micro do usuário.

      .13.4. HTTP

      Sim, é bom que se saiba que o HTTP não é seguro, portanto...

      Há uma variação do HTTP, que se chama HTTPS (HTTP Seguro), e é usado para realizar o acesso a páginas com transferência criptografada de dados (através de um algoritmo de criptografia chamado SSL). Esse protocolo é comumente usado nos acessos aos sites de bancos e lojas virtuais onde se informam números de cartão de crédito, por exemplo.

      O HTTPS é, na verdade, a junção do HTTP, usado para transferir páginas, com o SSL (Secure Socket Layer), um protocolo de segurança, criado para fornecer criptografia aos protocolos que naturalmente não fazem uso dela (falaremos sobre ele mais adiante).

      O protocolo HTTPS não é 100% seguro, ou seja, ele não evita completamente a ameaça de interceptação das mensagens entre usuário e site, mas oferece um nível de segurança que minimiza bastante esse risco. O protocolo HTTPS é usado sobre a porta 44


    FONTE:JOÃO ANTONIO CARVALHO, 5ª EDIÇÃO

  • lembrando que o envio/recebimento de e-mail entre servidores é feito via SMTP (ambos)

  • SSL (Secure Socket Layer): permite que aplicativos cliente/servidor possam trocar informações em total segurança, protegendo a integridade e a veracidade do conteúdo que trafega na Internet. Tal segurança só é possível através da autenticação das partes envolvidas na troca de informações.

    ISP: empresa que fornece acesso à Internet, em geral, mediante o pagamento de uma taxa.As maneiras mais comuns de conectar-se com um ISP são usando uma linha telefônica (dial-up) ou uma conexão de banda larga (cabo ou DSL). Muitos ISPs prestam serviços adicionais, como contas de email, navegadores da Web e espaço para a criação de um site.

    Bons estudos!

  • ISP = Internet Service Provider  (Provedor do serviço de Internet)