SóProvas


ID
125782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A permeabilidade das fronteiras, as modificações operadas pela
globalização e a porosidade das relações entre economia internacional
e Estado nacional geraram novos desafios para a defesa e a segurança
do Estado. A respeito desse tema, julgue os itens de 31 a 35.

A globalização econômica trouxe consigo a possibilidade de aumento da interação entre os processos produtivos e o consumo, mas também a presença estratégica de grandes empresas globais vinculadas, direta ou indiretamente, ao aparelho político e estratégico de Estados nacionais que utilizam a internacionalização para a realização de seus interesses nacionais e para reforçar suas capacidades decisórias.

Alternativas
Comentários
  • A Exemplo do enunciado podemos citar aquele em que livros de Geografia dos EUA ensinam que a Floresta Amazonica não pertence aos países da América do Sul e sim a todo o Globo! Em uma demonstração de interesse no Aquífero guarani sendo lá a maior reserva de água doce do mundo e principalmente por industrias químicas que incluem laboratórios no meio da selva dando inicio a uma corrida farmaco-quimica liderada pelos grandes grupos empresariais do setor! Isso também é Globalização

    Espero ter ajudado a todos!
    Saudações Concurseiras

    Hilton Rosas - Atualidades
  • PROFESSORES: RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - pontodosconcursos:

    COMENTÁRIOS:
    Com a globalização, passa a ocorrer o fenômeno da internacionalização da produção. A fabricação de um automóvel, que antes era realizada em um único local, passa a ter vários pólos diferentes. O pneu pode ser fabricado na Argentina, o air bag na Alemanha, o volante na China e a montagem ser feita no Brasil. Além disso, a globalização e o aprofundamento das relações comerciais entre os países dela decorrente aumentaram as possibilidades de consumo. O mercado consumidor deixa de ser local e passa a ser mundial.
    É também no contexto da globalização que surgem as multinacionais e transnacionais, empresas com alto poder econômico e que, portanto, acabam
    tendo grande influência em todo o mundo. É exatamente isso o que a questão quis se referir quando fala em “grandes empresas globais vinculadas, direta ou indiretamente, ao aparelho político e estratégico dos Estados nacionais”.
    Devido ao poder dessas empresas, a internacionalização destas representa influência do Estado que as controla no país onde elas se instalam.
    Daí podermos dizer que estas grandes empresas globais se prestam à realização de interesses estatais. Por tudo isso, a questão está correta.
  • A competição no mundo globalizado se dá entre países e entre empresas. Nos mecanismos internacionais de governança, a decisão cabe aos países. Porém, as decisões tomadas influenciam de alguma forma as companhias globalizadas. Assim, ocorre uma interação de interesses entre os países e as suas empresas nacionais.


    Por outro lado, há o interesse dos países de que as empresas nacionais se expandam pelo mundo, conquistem novos mercados, o que traz retornos econômicos às nações e aumenta a sua capacidade de influenciar nas decisões internacionais.


    Desta forma, há uma vinculação direta ou indireta de grandes empresas globais ao aparelho político e estratégico dos Estados nacionais.


    Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos