SóProvas


ID
125818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Apesar da ampliação dos mercados, a globalização da
economia e o crescimento dos fluxos de mercadorias reafirmam
a desuniformidade do espaço terrestre e dão visibilidade à sua
heterogeneidade e à sua diversificação pela ação das sociedades
que o modelam.

Iná E. Castro. Geografia política, território, escalas
de ação e instituições. Bertrand Brasil, 2006, p. 234.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os
assuntos por ele suscitados, julgue os seguintes itens.

A globalização, como fenômeno em curso no mundo, é caracterizada pela integração de mercados, levando o crescimento econômico a todas as regiões, articuladas segundo um processo equitativo de distribuição de riqueza.

Alternativas
Comentários
  • RICARDO VALE E VIRGINIA GUIMARÃES - www.pontodosconcursos:

    COMENTÁRIOS:
    A globalização é caracterizada pela integração de mercados? Sim, com certeza. Com o fenômeno da globalização, há um aprofundamento das relações comerciais entre os países, o que é motivado pelos ideais liberalistas.
    Apesar de ainda existirem práticas protecionistas, estas são muito menores se comparadas com o passado. Até aí a questão estava bem. No entanto, será que podemos dizer que a globalização leva ao crescimento econômico de todas as regiões do mundo e ainda que há um processo equitativo de distribuição de riquezas?
    Não, não podemos. Existem ainda países ou regiões que se encontram à margem do processo de globalização. Basta pensarmos no Haiti ou em alguns países da África, como a Somália, por exemplo! A globalização também se refere a uma realidade que divide, marginaliza, expulsa e exclui. Assim, seria totalmente errado acreditar que ela promove um crescimento equitativo de distribuição de riquezas. Ainda que ela afete variadas regiões do mundo e áreas da sociedade, suas conseqüências são diferenciadas em intensidade, o que está ligado ao nível de desenvolvimento de cada país.
  • O ERRO ESTÁ EM (PROCESSO EQUITATIVO DE DISTRIBUIÇÃO DE RIQUEZA), POIS A DISTRIBUIÇÃO É DESIGUAL.

  • Outra questão que tenta nos induzir a acreditar que a globalização trouxe distribuição equânime de riqueza – ou seja, mais uma questão incorreta.

    Resposta: Errado