SóProvas


ID
1258222
Banca
FUNCAB
Órgão
PJC-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A exploração mineradora expandiu-se para a região onde atualmente está localizada a cidade de Diamantino, distante 184 km de Cuiabá. [...] Os índios Paresi, habitantes do distrito de Diamantino, passaram a fazer parte do contingente de mão de obra escrava que labutava nas minas. Contudo, logo a seguir ao esgotamento das lavras de ouro, no penúltimo quartel do século XIX, um setor se colocou como uma das importantes fontes de riqueza em Mato Grosso, principalmente na porção norte. Esse setor teve a participação dos Paresi como guias e também como trabalhadores efetivos.”
(BIGIO, Elias dos Santos. Cândido Rondon: a integração nacional. Rio de Janeiro: Contraponto - Petrobrás, 2000, p. 23 - Adaptado).

O setor a que o enunciado se refere é:

Alternativas
Comentários
  • O auge da extração o látex em Mato Grosso se deu a partir de 1870 com o avanço da industrialização, em Mato Grosso, a látex podia ser extraído tanto da seringueira, localizada na região norte (vale Amazônico), como da mangabeira, encontrada às margens dos Rios da Bacia Platina.

    Fontes de exploração pós guerra do Paraguai, Latex -> Cana de Açucar -> Pecuária

  • sim, tudo isso ocorreu pos guerra do paraguai com a reintegração da economia mt e entrada de capital estrangeiro..

  • Na economia mato-grossense, a agricultura e a pecuária se sobressaem. A agricultura com a exportação de grãos. A soja é o principal cultivo e produto das exportações. Na época colonial, os principais produtos agrícolas eram a cana-de-açúcar, soja, turismo, algodão, erva-mate, a poaia, e a borracha. A criação de gados era outra comum do período. Atualmente, a borracha natural tem sido foco de incentivos do Governo, que quer agregar valor à borracha produzida no Estado, com beneficiamento e industrialização. 

    Após a mineração citada no excerto apresentado pela banca, a mão de obra foi ocupada na produção de borracha.

    Resposta: E