SóProvas


ID
125851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Perduram imagens obsoletas sobre a região amazônica,
verdadeiros mitos. Não apenas os mitos tradicionais da terra exótica
e dos espaços vazios, mas também mitos recentes que obscurecem a
realidade regional e dificultam a elaboração de políticas públicas
adequadas ao seu desenvolvimento. Nas últimas décadas do século
XX, mudanças bem mais drásticas ocorreram na região, tanto no que
se refere a aspectos políticos e econômicos quanto no que diz respeito
a políticas públicas. As populações regionais se organizam e se tornam
atores políticos significativos, a cooperação internacional financeira
e tecnocientífica assume influência crescente, e o terceiro setor emerge
como mediador de interesses diversos, reduzindo o papel do Estado.
B. K.. Becker. Amazônia: nova geografia, nova política regional e nova escala de ação. In: M. Coy e Kohlhepp (Coords.). Amazônia sustentável. Garamond, 2005, p. 23-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens,
acerca das transformações político-econômicas que têm ocorrido na
região amazônica.

A implementação de novas políticas regionais trouxe como conseqüência para a Amazônia a desarticulação dessa região da dinâmica socioeconômica no Brasil, prevalecendo, então, os interesses locais, isto é, da própria região.

Alternativas
Comentários
  • A implantação do pólo da Zona Franca de Manaus, não foi devido interesse locais e sim nacionais, e hoje tem?se a Vale, que explora visando ao mercado nacional e internacional e não ao interesse local.

  • Pois é.....Hoje em dia, as políticas públicas com relação a Amazônia, tem por finalidade inserir a Amazônia ao restante do País. As políticas públicas querem consolidar  a integração social e econômica da Amazônia com o restante do País.Isso é diferente de promover interesses locais como diz a questão. Então, a questão está errada.
  • Errada – As políticas públicas voltadas para a Amazônia desde a metade do século XX são voltadas para a sua integração ao resto do território e, como apontava Bertha Becker, apresentam um caráter exógeno, e não «prevalecendo os interesses locais»

    Fonte: Aulão projeto ABIN IGEPP – 2014 Thiago Rocha

  • Seria para a articulação e não desarticulação.

  • Errado.

    Um dos grandes problemas da Amazônia sempre foi a sua desarticulação com o resto do país que, apesar de representar grande parte de nosso território, nunca se articulou integralmente na vida econômica e política do Brasil. Nesse sentido, muitas políticas governamentais foram propostas para a sua efetiva articulação. Uma das principais foi a criação da SUDAM, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, além da implantação da Zona Franca de Manaus e alguns investimentos de infraestrutura na região, como hidrelétricas e grandes projetos de extração mineral. São investimentos que estão, aos poucos, articulando a região amazônica com o resto do Brasil. Portanto, a implementação de novas políticas regionais não está desarticulando a Amazônia, muito pelo contrário.

    Estratégia.