SóProvas


ID
125860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Perduram imagens obsoletas sobre a região amazônica,
verdadeiros mitos. Não apenas os mitos tradicionais da terra exótica
e dos espaços vazios, mas também mitos recentes que obscurecem a
realidade regional e dificultam a elaboração de políticas públicas
adequadas ao seu desenvolvimento. Nas últimas décadas do século
XX, mudanças bem mais drásticas ocorreram na região, tanto no que
se refere a aspectos políticos e econômicos quanto no que diz respeito
a políticas públicas. As populações regionais se organizam e se tornam
atores políticos significativos, a cooperação internacional financeira
e tecnocientífica assume influência crescente, e o terceiro setor emerge
como mediador de interesses diversos, reduzindo o papel do Estado.
B. K.. Becker. Amazônia: nova geografia, nova política regional e nova escala de ação. In: M. Coy e Kohlhepp (Coords.). Amazônia sustentável. Garamond, 2005, p. 23-4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens,
acerca das transformações político-econômicas que têm ocorrido na
região amazônica.

Na Amazônia, o avanço da fronteira agrícola ocorre por meio da recuperação das áreas degradadas utilizadas para o cultivo de produtos, cuja exportação representa uma forma de inserção do Brasil no mercado internacional.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO! Na Amazônia, o avanço da fronteira agrícola se dá, sobretudo, por meio do avanço das pastagens e da soja. Não há a recuperação das florestas derrubadas (das áreas degradadas).
  • Contradição - avanço de fronteira agrícola se dá por avanço de áreas degradadas e não por recuperação das mesmas

  • A questão fala em "fronteira agrícola", que é até onde pode haver cultivo de produtos. O que se vê é que a recuperação das áreas degradadas não está sendo realizada. Não é uma preocupação para os latifundiários em recuperar a área utilizada.

  • Pelo contrário, o avanço da agricultura na Amazônia se dá pelo desmatamento da floresta nativa para a implantação de grandes latifúndios monocultores. Não com a recuperação de áreas degradadas.
  • Fronteira agrícola é uma área, mais ou menos definida, que representa um avanço da produção agropecuária sobre o meio natural. Em outras palavras, podemos dizer que se trata de uma região ainda com mata nativa que sofre com a expansão de atividades agropecuárias.

    Assim, podemos dizer que a Fronteira Agrícola se apresenta como um complicado dilema para a sociedade. De um lado, temos a atividade humana se expandindo a fim de buscar novos territórios cultiváveis, o que contribui para a economia nacional. De outro, geralmente, grandes reservas florestais e áreas pouco povoadas que ainda conservam a vegetação nativa e o ecossistema local, o que contribui para a preservação do planeta.

    Ou seja, o avanço da fronteira agrícola aumenta as áreas degradadas utilizadas para o cultivo de produtos, ainda que seja utilizada para o cultivo de produtos que serão exportados, representando uma forma de inserção do Brasil no mercado internacional.

    Resposta: Errado

  • Eles desmatam mais ainda. Esse é um dos fatores principais.