-
Reposta E.
O segundo item é falso em face da ausência da palavra "apenas".
Artigo XXIV
1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
-
Segunda assertiva está errada porque:Todas as pessoas pessoas estarão sujeitas apenas às limitações...
-
Respostas: arts. 2, 6,8, 10, 14, 26 e 29, todos da Declaracao Universal de Direitos Humanos.
-
Esta questão teria que ser anulada, pois na questão está escrita: Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
Ao teor da referida DUDH no artigo 8 assim está:
Todo o homem tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
O erro está na palavra '' tribunais '' que é o que está no artigo e não '' tributos '' como está na questão.
-
Resposta: E
O gabarito está em consonância com o previsto expressamente na Declaração Universal dos
Direitos Humanos (ONU – 1948). art. XXVI, art. X, art. XIV, art. VIII, art. VI, art. II.
Artigo XXVI
1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A
instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior,
esta baseada no mérito.
2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito
pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a
amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da
manutenção da paz.
3. Os pais têm prioridade de direito n escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
Artigo X
Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial,
para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.Artigo XIV
1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por
atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.
Artigo VIII
Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos
fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
Artigo VI
Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.
Artigo II
Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de
qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social,
riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
-
Artigo VIII Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei. CERTO
Também já encontrei dessa forma:
Artigo 8° Toda a pessoa tem direito a recurso efetivo para as jurisdições nacionais competentes contra os atos que violem os direitos fundamentais reconhecidos pela Constituição ou pela lei. CERTO
OU dessa:
Artigo VIII.
·
Todo ser humano tem direito a receber dos tribunais nacionais
competentes remédio
efetivo para os atos que
violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição
ou pela lei. CERTO
todos referentes ao art. 8º...
-
Erro do item 2.
Gaba: E
Artigo XXIX
1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, todo ser humano estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar 14 15 o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
-
típica questão preguiçosa !!
-
suspeitei da "E" desde o princípio... fui lá e marquei "A". segue o jogo!
-
Questão sem vergonha.
:( - fui seco na letra A.
Detalhe do detalhe, só pra te cansar.
-
Artigo 29
1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, todo ser humano ( a questão trocou TODOS por ALGUNS) estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem...
-
Cuidado com o comentário do Nilton Alves.
A DUDH menciona a palavra TRIBUTO mesmo.
-
Na norma gramatical, no trecho ... "à limitações" ... está errado. O correto seria "às limitações" ou "a limitações"
De imediato, assinalei como sendo errado por vislumbrar a supressão de alguma palavra e consequente erro.
Sem falar do ... dos "tributos" nacionais ..., mas pela sequência foi possível assinalar como "correta".
Um bizu, em questões assim, é tentar identificar algum erro de português, porque, há vezes, a banca pode suprimir alguma palavra ou bloco de palavras e modificar o contexto ou causando erros que geralmente no texto literal não há.
-
Ai eu te pergunto, tem necessidade de uma questão desse tamanho?????
-
O erro não está no "apenas", pois esta palavra não torna o dispositivo errado. O Erro está em "algumas pessoas", pois na DUDH expressa "TODO SER HUMANO"
-
Tributos? Ok...
-
Assertiva E
V - F - V - V - V - V - V
( ) Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico- profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
( ) Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. No exercício de seus direitos e liberdades, algumas pessoas estarão sujeitas à limitações determinadas pela lei, com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem.
( ) Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.
( ) Toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.
( ) Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.
( ) Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.
( ) Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
-
Eu quis marcar E apenas pelo erro grosseiro de crase do item II, mas não tive coragem.
Uma pena