-
I - Errada, pois o orifício de entrada geralmente é menor que o de saída;
II- Halo de enxugo ou orla de alimpadura: só existe na lesão de entrada de PAF. São os resíduos deste que impregnam a borda interna da ferida causada pela entrada do projétil;
III- Correta. Mas cuidado: a orla de escoriação (ou orla de contusão ou orla desepitelizada pode faltar nas lesões de entrada;
IV- Errada. São características comuns às lesões de entrada.
-
a orla de escoriação nunca vai faltar na ferida. Porém curta distância é distância menor que 50cm e zona de esfumaçamento só ocorre com tiros a menos de 30cm e zona de chamuscamento em tiros a menos de 5cm. Logo não é todo tiro a curta distância que possui todas essas características.
-
A afirmativa "I" é incorreta e a única alternativa que não contém tal afirmativa é a letra "E".
-
l O orifício de entrada é maior que o de saída, as bordas são invertidas e há abundante sangramento.
ERRADA: Oo orifício de entrada é menor que o de saída, as bordas são invertidas e a pouco sangramento.
ll O orifício de saída não apresenta o halo de enxugo, as bordas são evertidas e, normalmente, tem diâmetro maior do que o de entrada. CORRETA
lll O orifício de entrada nos tiros a curta distância apresenta forma arredondada ou elíptica, bordas invertidas, orla de escoriação, zona de tatuagem, zona de esfumaçamento zona de queimadura, halo de enxugo, aréola equimótica e zona de compressão de gases. CORRETA
lV São componentes do orifício de saída a orla de escoriação, a orla de enxugo, a zona de tatuagem e a zona de esfumaçamento.
ERRADA: são componentes do orifício de entrada a orla de escoriação, a orla de enxugo, a zona de tatuagem e a zona de esfumaçamento
-
Bastava saber que a primeira alternativa estava errada.
-
Percebam que as alternativas I e II se excluem, pois uma diz que o orifício de entrada é maior que o de saída e a outra diz o contrário, que o diâmetro de saída é maior que o de entrada. Sendo assim, já se pode eliminar as respostas A, B e C, mesmo sem saber nada de medicina legal.
-
A alternativa III, em minha opinião, está incorreta. Pois a orla causada pela compressão de gases ocorre nos tiros encostados. Portanto, somente a II estaria correta.
-
Em tese só a II estaria correta, pois zona de queimadura é evidenciada nos tiros à queima-roupa, e tiro à queima-roupa e tiro a curta distância são coisas distintas.
-
JUSTIFICATIVAS ITEM III quanto à Zona de Queimadura.
a) A zona de chama, também denomina-se zona de chamuscamento ou zona de queimadura, é produzida pelos gases superaquecidos e inflamados que se desprendem por ocasião dos tiros encostados e atingem o alvo, produzindo queimadura de pele da região dos pelos e das vestes. Esta zona circunda o orifício de entrada nos tiros perpendiculares e está presente nos tiros encostados ou muito próximos. A zona de chama serve para o diagnóstico do orifício de entrada, da distância e direção do tiro, da quantidade de carga (pólvora) e do ambiente em que foi realizado o tiro (TOCHETTO, 2011, p. 255).
b) Tiros à queima-roupa Se o alvo estiver colocado a 10 cm da arma, o projétil, além de contundir e perfurar, queimará a pele, provocando uma zona de queimadura. Professor Silvan disponível em: http://profsilvanmedicinalegal.blogspot.com.br/2015/04/aula-4_28.html
c) Zona de queimadura ou de chamuscamento: os pelos em torno do ferimento podem apresentar-se chamuscados ou queimadiços, devido aos gases e o calor que saem do cano da arma. Para que isto ocorra, o cano da arma precisa estar próximo da pele. Disponível em: http://mortoquefala.blogspot.com.br/2017/04/orificio-de-entrada-e-orificio-de-saida.html
d) zona de chamuscamento ou de queimadura constitui área circunjacente ao orifício de entrada do projétil em disparos em que a distância existente entre a boca da arma e o plano cutâneo permite que haja ação adustiva dos gases inflamados em decorrência da combustão dos explosivos contidos na unidade de munição. A queimadura, observada no plano cutâneo, não excede o primeiro grau, configurando o chamado eritema térmico. Disponível em: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,lesoes-por-arma-de-fogo,51189.html
-
LESÕES DE ENTRADA: Em regra apresentam: bordas viradas para dentro, diâmetro menor do que o do projétil, forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, enxugo ou equimose.
Nos tiros a curta distância apresentam orla de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento/tisnado. Já os tiros à queima roupa apresentam orla de queimadura/chamuscamento.
LESÕES DE SAÍDA: Em regra apresentam ( no caso de projétil único): bordas reviradas para fora, forma irregular, maior sangramento, não apresentam orla de escoriação nem de enxugo, sequer elementos químicos resultantes da decomposição da pólvora.
I- ERRADA
II- CORRETA
III- CORRETA
IV- ERRADA
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
-
GABARITO LETRA E - e) Apenas II e III estão corretas.
l O orifício de entrada é maior que o de saída, as bordas são invertidas e há abundante sangramento. (Errada. O orifício de saída geralmente é maior, considerando que quando sai da pele, ele costuma estar deformado).
ll O orifício de saída não apresenta o halo de enxugo, as bordas são evertidas e, normalmente, tem diâmetro maior do que o de entrada. (CERTA! Halo de enxugo, o projétil se limpa, as sujeiras que ele traz da própria arma de fogo, ele deixa dentro do buraco. É concêntrico, nos tiros perpendiculares, ou nem meia lua, nos oblíquos).
lll O orifício de entrada nos tiros a curta distância apresenta forma arredondada ou elíptica, bordas invertidas, orla de escoriação, zona de tatuagem, zona de esfumaçamento zona de queimadura, halo de enxugo, aréola equimótica e zona de compressão de gases. (CERTA! Os ferimentos de entrada nos tiros a curat distância podem mostrar: forma arrendondada ou ovalar; orla de escoriação; bordas invertidas; halo de enxugo; halo de tatuagem; orla de esfumaçamento; zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases. Diz-se que um tiro é a curta distância quando, desferido contra um alvo, além da lesão de entrada, produzida pelo impacto do projétil; efeito primário; são encontradas manifestações provocadas pela ação dos resíduos de combustão ou semicombustão da pólvora expelida pelo cano da arma; efeitos secundários).
lV São componentes do orifício de saída a orla de escoriação, a orla de enxugo, a zona de tatuagem e a zona de esfumaçamento. (ERRADA! A lesão de saída das feridas produzidas por projéteis de arma de fogo tem forma irregular, bordas reviradas para fora, maior sangramento e não apresenta orla de escoriação, nem hola de enxugoe nem a presença dos elementos químicos resultantes da pólvora).
-
l O orifício de entrada é maior que o de saída, as bordas são invertidas e há abundante sangramento. (R: menor que o de saída)
ll O orifício de saída não apresenta o halo de enxugo, as bordas são evertidas e, normalmente, tem diâmetro maior do que o de entrada. (Correta)
lll O orifício de entrada nos tiros a curta distância apresenta forma arredondada ou elíptica, bordas invertidas, orla de escoriação, zona de tatuagem, zona de esfumaçamento zona de queimadura, halo de enxugo, aréola equimótica e zona de compressão de gases. (Correta)
lV São componentes do orifício de saída a orla de escoriação, a orla de enxugo, a zona de tatuagem e a zona de esfumaçamento.(R: Forma irregular, bordas evertidas, sem escoriações, orla/halo de enxugo, ou zonas, e tamanho desproporcional ao projétil).
Dica:
Orla sem zonas: disparo à distância.
Orla + zonas: disparo à curta distância.
Ola + zona + boca de mina: tiro encostado.
-
DICA QC - TOP DE UM AMIGO- ACERTEI A QUESTÃO SABENDO APENAS UM ITEM
ORIFÍCIO DE ENTRADA (LESÃO + ELEMENTOS DE VIZINHANÇA):
- BORDAS INVERTIDAS =/ \=
- ORLA DE CONTUSÃO (OU ESCORIAÇÃO)
- ORLA OU HALO DE ENXUGO
- AURÉOLA EQUIMÓTICA
ORIFÍCIO DE SAÍDA:
- BORDAS EVERTIDAS E IRREGULARES =\ / =
- GERALMENTE É MAIOR QUE A DE ENTRADA E SANGRA MAIS
- SEM ELEMENTOS DE VIZINHAÇA
Parte superior do formulário
_____________________________________________________
-
ll O orifício de saída não apresenta o halo de enxugo, as bordas são evertidas e, normalmente, tem diâmetro maior do que o de entrada.
ITEM II – CORRETA - Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 297):
“Ferimento de saída
A lesão de saída das feridas produzidas por projéteis de arma de fogo tem forma irregular, bordas reviradas para fora, maior sangramento e não apresenta orla de escoriação nem halo de enxugo e nem a presença dos elementos químicos resultantes da decomposição da pólvora (Figura 4.35).” (Grifamos)
-
...
l O orifício de entrada é maior que o de saída, as bordas são invertidas e há abundante sangramento.
ITEM I – ERRADA – Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 297):
“Ferimentos de entrada nos tiros a distância. Os ferimentos de entrada de bala, nos tiros a distância, têm as seguintes características: diâmetro menor que o do projétil, forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, halo de enxugo, aréola equimótica e bordas reviradas para dentro (Figuras 4.31 e 4.32). Diz-se que uma lesão tem as características das produzidas por tiro a distância quando ela não apresenta os efeitos secundários do tiro, e por isso não se pode padronizar essa ou aquela distância.” (Grifamos)
-
ITEM III – CORRETO – Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 294 e 295):
“Ferimentos de entrada nos tiros a curta distância. Estes ferimentos podem mostrar: forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, halo ou zona de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases. Diz-se que um tiro é a curta distância quando, desferido contra um alvo, além da lesão de entrada produzida pelo impacto do projétil (efeito primário) são encontradas manifestações provocadas pela ação dos resíduos de combustão ou semicombustão da pólvora e das partículas sólidas do próprio projétil expelido pelo cano da arma (efeitos secundários). Quando além das zonas de tatuagens e de esfumaçamento há alterações produzidas pela elevada temperatura dos gases, como crestação de pelos e cabelos (entortilhados e quebradiços), manifestações de queimadura sobre a pele (apergaminhada e escura ou amarelada) e zona de compressão de gases (no vivo), considera-se essa forma de tiro a curta distância como à queima-roupa.” (Grifamos)
-
Galera Zona de compressão de gases é nos tiros encostados! ou estou errado?
-
GB E- Nos tiros a curta distância, podem mostrar: forma arredondada e ovalar, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo ou Chavigny, halo de tatuagem, orla de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases. São considerados tiros à queima-roupa. A determinação da distância do tiro é feita pela analise do residuograma, que se constitui no estudo da origem e dos efeitos das partículas metálicas e não metálicas expelidas juntamente com o projétil, além do estudo das características físicas e químicas destas partículas de cada unidade de munição. O ferimento de entrada é sempre maior que a munição.
- ovalar
- orla de escoriação
-bordas invertidas
-halo de enxugo ou Chavigny
-halo de tatuagem
-orla de esfumaçamento
-zona de queimadura
-areola equimótica
-zona de compressão de gases.
-
Zona de compressão de gases em disparo de curta distância??
-
Típica questão que você sabe, mas tem medo de marcar kkkkk. Sabendo o primeiro item, você elimina todos os demais.
-
LETRA E: Apenas II e III estão corretas.
De acordo com Genival Veloso França, a zona de compressão de gases está presente nos tiros a curta distância.
Qualquer erro ou equívoco, avisem-me!
-
Invertido - Para dentro
Evertido - Para fora
-
TIRO A CURTA DE DISTÂNCIA
EFEITOS SECUNDÁRIOS
HALO DE ENXUGO OU ORLA DE CHAVIGNY
ZONA DE TATUAGEM – PÓLVORA INCOMBUSTA
ZONA DE ESFUMAÇAMENTO (TISNADO) FULIGEM – PÓLVORA COMBUSTA.
AREÓLA EQUIMÓTICA – LESÃO DE VASOS SANGUÍNEOS
ORLA DE ESCORIAÇÃO OU CONTUSÃO – ARRANCAMENTO DA
EPIDERME
ZONA DE COMPRESSÃO DOS GASES.
-
O tiro a queima-roupas está inserido dentro do tiro a curta distância, logo, suas características podem ou não está presente na conceituação do tiro a curta distância.
As características específicas do tiro a queima roupa são aquelas produzidas pelos gases e calor do tiro:
Zona de queimadura e Crestação de pelos, somadas as demais características do tiro a curta distância.
-
Para Complementar:
Pode haver ainda EQUIMOSE na lesão de saída, caso haja um anteparo na região de saída do projétil.