SóProvas


ID
1259632
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O deslocamento de dois ossos, cuja superfície de articulação deixa de manter sua relação de contato, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Luxação é o deslocamento de um osso da articulação, geralmente acompanhado de uma grave lesão de ligamentos articulares. Isso resulta no posicionamento anormal dos dois ossos da articulação. A luxação pode ser total ou parcial – os dois ossos da articulação ainda permanecem em contato.

    Entorse é uma lesão que ocorre quando se ultrapassa o limite normal de movimento de uma articulação. Normalmente, ocasiona distensão dos ligamentos e da cápsula articular e, conseqüentemente, dor intensa ao redor da articulação, dificuldade de movimentação em graus variáveis e, às vezes, sangramentos internos.

    Fratura é o rompimento total ou parcial de qualquer osso. A fratura é classificada quanto à relação do osso como o meio externo.

  • Resposta C

    Escoriação: lesão em que há arrancamento da epiderme, expondo a derme.

    Entorse: é a torção da articulação com ruptura total ou parcial dos ligamentos

    Luxação (resposta):  é quando a extremidade de um osso é deslocada de seu lugar.  A dor e inchaço acontecem imediatamente após a lesão. Normalmente é impossível realizar algum movimento.

    Rubefação ou eritema: vermelhidão resultante da congestão momentânea e repentina dos vasos sanguíneos, causando vasodilatação dos mesmos. Ex: tapa

    Fratura: é a quebra do osso. Pode ser aberta ou fechada; pode ser em vários fragmentos ou não.

  • GABARITO "C".

    Luxação — Articulação é o conjunto de partes moles e duras que estabelece a união entre dois ou mais ossos próximos.

    Toda articulação é constituída por superfícies ósseas, partes moles interósseas, cápsula fibrosa e ligamentos.

    Luxação é o afastamento repentino e duradouro de uma das extremidades ósseas da articulação, através de ruptura capsular.

    É deslocamento permanente dos ossos integrantes de uma articulação, com desaparecimento da inter-relação de suas superfícies articulares.

    É a ruptura da cápsula a lesão mais importante e que de pronto chama a atenção. Varia essa lesão desde a subluxação até a luxação completa, conforme seja a perda de contato, da congruência articular e o grau de afastamento traumático das superfícies articulares.


    FONTE: Delton Croce.


  • Luxação, dolosa, lesão leve, grave ou gravíssima????? Pergunta de prova oral para DP!!!!

  • Luxação é o deslocamente de dois ossos.

  •  a) escoriação: É a exposição da derme devido ao “arrancamento” da epiderme por ação tangencial de um instrumento mecânico.

     

     b) entorse: São lesões articulares provocadas por movimentos exagerados dos ossos que compõem uma articulação, incidindo sobre os ligamentos.

     

     c) luxação: Ocorrem quando há deslocamento de 2 (dois) ossos, cuja superfície de articulação deixa de manter a relação de contato que lhe é comum (desarticulação).

     

     d) rubefação: lesão leve e fugaz, caracterizada pela vermelhidão (rubor) na pele em virtude de contusão. Não há extravasamento de sangue (vasodilatação periférica)

     e)fratura: quebra do osso.

  • Luxação e entorse possuem quase o mesmo significado. A diferença das duas é que na entorse tem-se um deslocamento MOMENTÂNEO, já na luxação é PERMANENTE. De acordo com o enunciado "deixa de manter contato" torna a alternativa como luxação.

  • Definição médica de LUXAÇÃO: Perda da congruência articular!!

  • Luxação: o osso sai completamente da articulação.

     

    Entorse: acontece nas articulações que são revestidas de ligamentos. Podem ser :

    -> de 1º grau: ocorre um estiramento do ligamento (ele é esticado além do normal).

    -> de 2º grau: o ligamento rompe parcialmente.

    -> de 3º grau: o ligamento rompe completamente.

     

  • Escoriação

    (...)

    Escoriar é desepitelizar a derme papilar (escoriação típica), ou o córion (escoriação atípica), deixando-os desnudos.

    Para produzir a escoriação o agente lesivo age tangencialmente por uma superfície mais ou menos plana, por deslizamento ou atrito e pressão, comprometendo apenas a epiderme, ou, algumas vezes, as cristas papilares dérmicas.

    No vivo, o sangue ou a linfa sugilada a modo de transpiração in nape recobre a escoriação formando “crosta”, que se desprega da lesão em poucos dias, da periferia para o centro, sem subsistência de vestígios, quando só a epiderme foi lesada, ou com persistência de uma área despigmentada se as cristas papilares dérmicas foram atingidas.

    De qualquer forma ocorre o restitutio in integrum, por reepitelização.

    Logo, não há formação de queloide nas escoriações, nem de cicatriz. (...)

    Luxação 

    Articulação é o conjunto de partes moles e duras que estabelece a união entre dois ou mais ossos próximos.

    Toda articulação é constituída por superfícies ósseas, partes moles interósseas, cápsula fibrosa e ligamentos.

    Luxação é o afastamento repentino e duradouro de uma das extremidades ósseas da articulação, através de ruptura capsular. É deslocamento permanente dos ossos integrantes de uma articulação, com desaparecimento da inter-relação de suas superfícies articulares.

    É a ruptura da cápsula a lesão mais importante e que de pronto chama a atenção. Varia essa lesão desde a subluxação até a luxação completa, conforme seja a perda de contato, da congruência articular e o grau de afastamento traumático das superfícies articulares.

    Nas sicondroses, o afastamento das extremidades articulares recebe o nome de diástase.

    O competente lembrará das lesões associadas mais frequentes, como as rupturas tendíneas, as dilacerações de nervos e as fraturas justarticulares.

    O exame radiográfico, obrigatório, mesmo nos casos clinicamenteevidentes, objetiva a classificação do tipo de luxação e a verificação da existência de possíveis arrancamentos ósseos que, de outro modo, passariam despercebidos.

    A luxação subglenóidea posterior é difícil de ser reconhecida na
    radiografia que, à primeira vista, parece normal.

    Entorse 

    Na entorse, as extremidades ósseas da articulação executam um movimento que ultrapassa os limites fisiológicos, afastando-se temporariamente uma da outra para, a seguir, retomarem as suas relações anatômicas normais, acompanhado de ruptura ligamentar parcial ou completa.Consiste, então, a entorse na ruptura dos ligamentos consequente ao afastamento brusco das superfícies articulares sem luxações e quando sujeito à ação violenta e indireta do agente vulnerante. (Grifamos)

    Da violatio corporis resultam dor, edema, derrame intra-articular seroso ou serossanguinolento e impotência funcional de grau variável. (...)

    Fonte: Penteado Filho, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

     



  • A) INCORRETA- ESCORIAÇÃO- arrancamento parcial da epiderme, expondo a derme. Resultante de lesão produzida por ação contundente;

    B) INCORRETA- ENTORSE- é o estiramento da capsula de uma articulação. Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    C) CORRETA- LUXAÇÃO- deslocamento permanente de suas superfícies articulares. Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    D) INCORRETA- RUBEFAÇÃO- vasodilatação que ocorre em vivos causadora do eritema (mancha avermelhada e fugaz). Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    E) INCORRETA- FRATURA- solução de continuidade dos ossos decorrente de compressão, flexão ou torção. Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • GABRITO LETRA C. LUXAÇÃO

     

    a) escoriação. Define-se como arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme. 

     b) entorse. São lesões articulares provocas por movimentos exagerados dos ossosque compõem uma articulação. 

     c) luxação. Deslocamento de dois ossos cujas superfícies de articulação deixam de manter contato que lhe são comuns. 

     d) rubefação. Congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingindo pelo traumatismo. 

     e) fratura. Compressão, flexão ou torção e caracterizam-se pela solução de continuidade dos ossos. 

  • Luxação: deslocamento de dois ossos.

  • Entorce: quando há o esgarçamento anormal do ligamento, sem contudo, haver desconexão entre os ossos.

    Luxação: quando o esgarçamento é de tal ordem que os ossos perdem o contato entre si.

    GABARITO C

  • b) entorse.

     

     

    LETRA B – ERRADA - Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.p. 314):

     

    Entorse — Na entorse, as extremidades ósseas da articulação executam um movimento que ultrapassa os limites fisiológicos, afastando-se temporariamente uma da outra para, a seguir, retomarem as suas relações anatô­micas normais, acompanhado de ruptura ligamentar parcial ou completa. Consiste, então, a entorse na ruptura dos ligamentos consequente ao afastamento brusco das superfícies articulares sem luxações e quando sujeito à ação violenta e indireta do agente vulnerante.” (Grifamos)

  • c) luxação

     

    LETRA C – CORRETA - Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.p. 314):

     

     

    Luxação é o afastamento repentino e duradouro de uma das extremidades ósseas da articulação, através de ruptura capsular.

     

    É deslocamento permanente dos ossos integrantes de uma articulação, com desaparecimento da inter-relação de suas superfícies articulares.

     

    É a ruptura da cápsula a lesão mais importante e que de pronto chama a atenção. Varia essa lesão desde a subluxação até a luxação completa, conforme seja a perda de contato, da congruência articular e o grau de afastamento traumático das superfícies articulares.” (Grifamos)

  • Gab C

     

    Fratura: Ocorre a quebra do osso

     

    Luxação: Lesão articular que afeta o osso

     

    Entorse: Lesão articular que afeta os ligamentos

  • Luxação

    É o deslocamento/comunicação de 2 ossos

    Fratura

    É a solução de continuidade dos ossos

  • Fratura: quebra do osso

    Luxação: Lesão articular que afeta o osso, causando desligamento de contato entre os 2.

    Entorse: Lesão articular que afeta os ligamentos.

  • LUXAÇÃO: É o deslocamento permanente dos ossos de uma articulação.

  • Fraturas, luxações e entorses:

    Luxações (ocorre perda de contato de dois ossos de superfície);

    Entorses (lesões restritas aos ligamentos)

    Luxações e entorses são lesões na articulação.

    Fratura – quebra do osso - pode ser:

    a) interna/fechada – subcutânea;

    b) aberta/exposta; e

    c) cominativa- fratura com vários fragmentos de osso, isolados do osso fraturado.

  • GABARITO C

    a) Errada. Escoriação é o arrancamento parcial da epiderme, expondo a derme. Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    b) Errada. Entorse é o estiramento da capsula de uma articulação. Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    c) Certa. Luxação é o deslocamento permanente de suas superfícies articulares. Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    d) Errada. Rubefação é a vasodilatação que ocorre em vivos causadora do eritema (mancha avermelhada e fugaz). Resultante de lesão produzida por ação contundente.

    e) Errada. Fratura é a solução de continuidade dos ossos decorrente de compressão, flexão ou torção. Resultante de lesão produzida por ação contundente.

  • Contusão

    • é conhecida como a "pancada" -> inchaço, vermelhidão

    Entorse

    • lesão no ligamento, "torção"

    Luxação

    • desarticução de dois ossos

    Fratura

    • Quebra do osso