-
Advanced Encryption Standard (AES, ou Padrão de Criptografia Avançada, em português), também conhecido por Rijndael, é uma cifra de bloco adotada como padrão de criptografia pelo governo dos Estados Unidos. É um dos algoritmos mais populares usados para criptografia de chave simétrica.
Na criptografia, Blowfish é uma cifrasimétrica de blocos que pode ser usado em substituição ao DES ou IDEA. Ele toma uma chave de tamanho variável, de 32 a 448 bits, tornando-o ideal para aplicações tanto domésticas, quanto comerciais.
O CAST usa chaves de 40 à 128 bits, operando em blocos de 64 bits e que teve uma versão mais poderosa (CAST 256, que opera sobre blocos de 128 bits com chaves de 128, 192, 224 e 256 bits) concorrendo ao padrão americano.
O International Data Encryption Algorithm (IDEA) é um algoritmo de cifra de bloco que faz uso de chaves de 128bits e que tem uma estrutura semelhante ao DES. Como uma cifra de bloco, também é simétrica
O algoritmo Diffie-Hellman foi o primeiro algoritmo de chave pública a ser inventado. O algoritmo pode ser usado para a distribuição de chaves, mas não para cifrar ou decifrar mensagens.
-
Gabarito D
Exemplos de algoritmos assimétricos: ElGamal, Rabin, e Diffie-Hellman.
Vamos na fé !
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Assertiva D
Possui apenas uma chave e essa é compartilhada entre as pessoas da conexão. Em geral não são usadas em autenticações porem, em sua maioria são usadas para confidencialidade, ou seja, usadas para transporta informações em sigilo.
-
Com uma breve história fica mais fácil.
" Em 1976, Diffie e Hellman [DIF 76] mudaram os rumos da criptografia com a criptografia assimétrica, também chamada de criptografia de chave pública, eles propuseram um sistema para cifrar e decifrar uma messagem com duas chaves distintas, sendo a pública (chave pública) que pode ser divulgada e a outra mantida em segredo (chave privada). Funcionando da seguinte forma: se crifrar a mensagem com a chave privada ela somente será decifrada pela chave pública e vice-versa."
-
questão beeem nerd!