SóProvas


ID
1260292
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Atualmente existem diversas implementações de protocolos criptográficos, mas que se utilizam de, basicamente, dois tipos de algoritmo, o de chave simétrica e o de chave assimétrica. Dentre os vários protocolos, o que utiliza o algoritmo de chave assimétrica é o

Alternativas
Comentários
  • Advanced Encryption Standard (AES, ou Padrão de Criptografia Avançada, em português), também conhecido por Rijndael, é uma cifra de bloco adotada como padrão de criptografia pelo governo dos Estados Unidos.  É um dos algoritmos mais populares usados para criptografia de chave simétrica.

    Na criptografia, Blowfish é uma cifrasimétrica de blocos que pode ser usado em substituição ao DES ou IDEA. Ele toma uma chave de tamanho variável, de 32 a 448 bits, tornando-o ideal para aplicações tanto domésticas, quanto comerciais.


    O CAST usa chaves de 40 à 128 bits, operando em blocos de 64 bits e que teve uma versão mais poderosa (CAST 256, que opera sobre blocos de 128 bits com chaves de 128, 192, 224 e 256 bits) concorrendo ao padrão americano. 


    O International Data Encryption Algorithm (IDEA) é um algoritmo de cifra de bloco que faz uso de chaves de 128bits e que tem uma estrutura semelhante ao DES. Como uma cifra de bloco, também é simétrica

    O algoritmo Diffie-Hellman foi o primeiro algoritmo de chave pública a ser inventado. O algoritmo pode ser usado para a distribuição de chaves, mas não para cifrar ou decifrar mensagens.
  • Gabarito D

    Exemplos de algoritmos assimétricos: ElGamal, Rabin, e Diffie-Hellman.

     

    Vamos na fé !

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Assertiva D

    Possui apenas uma chave e essa é compartilhada entre as pessoas da conexão. Em geral não são usadas em autenticações porem, em sua maioria são usadas para confidencialidade, ou seja, usadas para transporta informações em sigilo.

  • Com uma breve história fica mais fácil.

    " Em 1976, Diffie e Hellman [DIF 76] mudaram os rumos da criptografia com a criptografia assimétrica, também chamada de criptografia de chave pública, eles propuseram um sistema para cifrar e decifrar uma messagem com duas chaves distintas, sendo a pública (chave pública) que pode ser divulgada e a outra mantida em segredo (chave privada). Funcionando da seguinte forma: se crifrar a mensagem com a chave privada ela somente será decifrada pela chave pública e vice-versa."

  • questão beeem nerd!