SóProvas


ID
1260295
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A troca de informações pela rede de computadores pode sofrer ataques como quebra do sigilo e até modificação indevida. Nesse contexto, um Certificado Digital tem como função

Alternativas
Comentários

  • " Um certificado digital é usado para ligar uma entidade a uma chave pública. Para garantir digitalmente, no caso de uma Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP), o certificado é assinado pela Autoridade Certificadora (AC) que o emitiu e no caso de um modelo de Teia de Confiança (Web of trust) como o PGP, o certificado é assinado pela própria entidade e assinado por outros que dizem confiar naquela entidade. Em ambos os casos as assinaturas contidas em um certificado são atestamentos feitos por uma entidade que diz confiar nos dados contidos naquele certificado.' fonte: Wikipédia.

     

     

     

     

     

     

     

  • Não entendo qual é o problema da alternativa C.

  • Também gostaria de saber o erro da C

  • Acredito que a alternativa C esta errada porque o enunciado pergunta sobre Certificado Digital  e nao função hash, que garante integridade.

    A certificação digital garante além da integridade, autenticação, não repúdio.

    Outra coisa, a integridade que é garantida pelo Certificado Digital é feita nao só pela função hash (dados pessoas, extensões e ch pública da entidade - pessoa, processo, servidor) mais também pela geração da assinatura digital que é criada pela criptografia do hash com a chama privada da AC.

  • Assertiva E

    relacionar uma Chave pública a uma Chave privada de uma entidade.

    Um hash é uma seqüencia de letras ou números geradas por um algorítimo de Hash.

    Na criptografia, o hash serve para garantir a integridade da mensagem, onde o gerador (ou emissor) da mensagem, submete-a a um algoritmo hash, o qual produzirá um valor hash (este é outro nome pelo qual é conhecido o MD).

    Este valor é enviado junto com a mensagem para o destinatário. O destinatário fará a verificação da integridade da mensagem aplicando o mesmo algoritmo na mensagem original e obterá um valor hash que deverá ser igual ao valor hash gerado na origem.

    Se for diferente, a mensagem foi alterada no "caminho" - é óbvio que a mensagem e o MD terão que ser encriptados para dificultar a intervenção de terceiros.(MD-message Digest)

    algoritmo hash é composto por fórmulas matemáticas complexas, para poder garantir a irreversibilidade e a unicidade do MD gerado - textos diferentes não produzem o mesmo MD. A alteração de um simples bit na mensagem gera um MD completamente diferente e o valor de conferência ("check-sum") muda se um único bit for alterado, acrescentado ou retirado da mensagem.

  • Os certificados digitais são documentos eletrônicos assinados digitalmente por uma autoridade certificadora, e que contém diversos dados sobre o emissor e o seu titular. A função do certificado digital é a de vincular uma pessoa ou uma entidade a uma chave pública.

    Acredito que a C está errada, porque o que garante a integridade da informação são as funções hash.

  • O certificado digital possui uma chave privada garantindo assim a autenticidade e confidencialidade e a compara com a chave pública de um usuário. Ela garante a integridade através do resumo de rash criado.