SóProvas


ID
1260466
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Esse Princípio Contábil reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Consequentemente, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários. É correto afirmar que o texto faz referência ao Princípio Contábil da(o)

É correto afirmar que o texto faz referência ao Princípio Contábil da(o)

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFC n.º 750/93, alterada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

    Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Parágrafo único – O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.


  • O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

    Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    fonte: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/despesas.htm>

  • Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Contabilidade, em conformidade  com o entendimento predominante no universos científico e profissional, sendo aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades. Dentre estes princípios figura o da ENTIDADE (resposta então é a letra C) que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia deste, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

    RESPOSTA: (C)

  • Essa questão foi relativamente fácil, pois poderia ser resolvida por eliminação das outras alternativas.

  • Demais conceitos:

    A - Atualização Monetária (revogado) - os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

    B - O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    D - O Princípio da Prudencia determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o PL.

    E - O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
  • Método mnemônico PRECOCA:


    Prudência

    Registro pelo Valor Original

    Entidade

    Competência

    Oportunidade

    Continuidade

    Atualização Monetária (revogado)


    Roberto Chapiro - Concurso Virtual


  • O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes.

  • Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Contabilidade, em conformidade  com o entendimento predominante no universos científico e profissional, sendo aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades. Dentre estes princípios figura o da ENTIDADE (resposta então é a letra C) que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia deste, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

     

    Autor: Édson Avelar. Prof. do QC