01/01/2003 as 12:00
Prezado Helielton
Para uma maior compreensão vejamos algumas considerações sobre o Balanço Patrimonial:
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o Patrimônio Liquido da Entidade.
O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo , pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido: o Ativo compreende as aplicações de recursos representados por bens e direitos; O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações com terceiros; O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.
Os direitos são classificados em grupos do Ativo Circulante ou em grupos do Ativo Realizável a Longo prazo de acordo com os prazos esperados de realização dos direitos, sendo este o momento em que o direito de recebimento perante terceiros torna-se um bem. Assim sendo os direitos são créditos com terceiros, podendo ser títulos de crédito, quaisquer valores mobiliários, empréstimos concedidos, em fim, valores que a entidade tem o direito de receber de terceiros que tem a obrigação de pagar.
A conta Banco, por sua vez, é classificada no Disponível que representa recursos financeiros que se encontraram à disposição imediata da Entidade, compreendendo os meios de pagamento em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários à vista e os títulos de liquidez imediata. Logo a conta banco não se trata de direitos mas de um bem disponível.
Concluída minha exposição, fico a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Maíce Nobre Fortes
Consultora do Portal da Classe Contábil
maice@grupofortes.com.br
maicefortes@terra.com.br