SóProvas


ID
1260475
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDUNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Companhia Alfa Ltda. possui um Caixa no valor de $ 10.000, Duplicatas a Receber no valor de $ 50.000; seu saldo Bancário é positivo em $ 5.000, e não possui nenhuma conta a pagar. Já a Companhia Beta Ltda. possui um Edifício no valor de $ 150.000, Estoques no valor de $ 65.000; sua conta no Banco está negativa em $ 20.000, possui ainda dívidas de $ 140.000 com o financiamento do Edifício.

Com base apenas nessas informações e considerando a equação básica do Balanço Patrimonial, responda às questões de números 34 a 36.

O Valor dos “bens” da Companhia Alfa corresponderá a

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    O único bem que a empresa A possui é o dinheiro em caixa. Conta banco e duplicata a receber são direitos.

  •  Pergunta #420

    01/01/2003 as 12:00Categoria: Outras Áreas

    Na Contabilidade Comercial a conta Banco conta movimento é Bem ou Direito?

    Helielton - Teresina(PI)

    Respostas

    01/01/2003 as 12:00

    Prezado Helielton 

    Para uma maior compreensão vejamos algumas considerações sobre o Balanço Patrimonial: 

    O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, o Patrimônio e o Patrimônio Liquido da Entidade. 

    O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo , pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido: o Ativo compreende as aplicações de recursos representados por bens e direitos; O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações com terceiros; O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade e seu valor é a diferença entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. 

    Os direitos são classificados em grupos do Ativo Circulante ou em grupos do Ativo Realizável a Longo prazo de acordo com os prazos esperados de realização dos direitos, sendo este o momento em que o direito de recebimento perante terceiros torna-se um bem. Assim sendo os direitos são créditos com terceiros, podendo ser títulos de crédito, quaisquer valores mobiliários, empréstimos concedidos, em fim, valores que a entidade tem o direito de receber de terceiros que tem a obrigação de pagar. 

    A conta Banco, por sua vez, é classificada no Disponível que representa recursos financeiros que se encontraram à disposição imediata da Entidade, compreendendo os meios de pagamento em moeda e em outras espécies, os depósitos bancários à vista e os títulos de liquidez imediata. Logo a conta banco não se trata de direitos mas de um bem disponível. 


    Concluída minha exposição, fico a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários. 

    Atenciosamente, 

    Maíce Nobre Fortes 
    Consultora do Portal da Classe Contábil 
    maice@grupofortes.com.br 
    maicefortes@terra.com.br 

  • banco conta movimento:

    ESAF - bem

    CESPE - direito

    VUNESP - direito.

  • Será que a partir de 2008, com a adequação da contabilidade brasileira às Normas Internacionais, Banco deixou de ser um bem, pra ser um direito ?   Qual a resolução que define isso?


  • A meu ver banco deveria ser um bem.....mas paciência né.....cada banca com suas definições.

  • Não entendi também, alguém será que ajuda?


  • Segundo o livro Contabilidade Geral 3D, do Sergio Adriano, pg. 3, bens numerarios: Caixa, Bancos Conta Movimento... portanto, entendo ser correta a alternativa C
  • A diferença entre bens e direitos é a posse. Nesse caso é contabilizado apenas o valor de caixa como bens, o restante está nas mãos de terceiros o que significa que é apenas um direito.