-
GABARITO A COM FUNDAMENTAÇÃO NA OBRA DE DIAS.
Podemos considerar que esse método é o mais simples para controlar os estoques. Por sua simplicidade, é recomendável a utilização para as peças classe C. Tem seu uso bastante difundido em revendedores de autopeças e no comércio
varejista de pequeno porte.
-
"http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC28331619803.pdf"
-
Sistema de Duas Gavetas - É o método mais simples de controlar estoques, principalmente os itens de classe C, sendo muito utilizado pelo comércio varejista e empresas de pequeno porte, pelo fato terem grande variedade de produtos com valores baixos.
Dar-se da seguinte forma o estoque é armazenado em duas gavetas, na gaveta A tem-se o estoque previsto no período. O almoxarifado atende as RMs (requisição de materiais) que chegam pelo estoque da gaveta A, quando o estoque chega ao final emiti-se um Ocs ou pedido de compra para reposição e passa a atender as RMs pelo estoque da gaveta B, dento esta quantidade somente para atender a necessidade em um determinado período de tempo ate a reposição de estoque mais o estoque de segurança.
O sistema de duas gavetas também chamado de sistema de estoque mínimo quando a separação entre duas partes não é feita fisicamente, mas apenas com o registro na ficha de estoque(FE) do ponto de separação entre uma gaveta e outra.
-
Segundo Dias (2010),
Sistemas de controles de estoques
Sistema duas gavetas: podemos considerar que esse método é o mais simples para controlar os estoques. Por sua simplicidade, é recomendável a utilização para as peças classe C. Tem seu uso bastante difundido em revendedores de autopeças e no comércio varejista de pequeno porte.
A caixa A tem uma quantidade de material suficiente para atender ao consumo durante o tempo de reposição, mais o estoque de segurança.
A caixa B possui um estoque equivalente ao consumo previsto no período.
A grande vantagem desse método consiste numa substancial redução do processo burocrático de reposição de material.
Sistema dos máximos - mínimos: pelas dificuldades para determinação do consumo e pelas variações do tempo de reposição é que usamos o sistema de máximos e mínimos, também chamado de sistema de quantidades fixas.
Sistema das revisões periódicas: por esse sistema, o material é reposto periodicamente em ciclos de tempo iguais, chamados períodos de revisão.
Uma periodicidade baixa entre as revisões acarreta um estoque médio alto e como consequência um aumento no custo de estocagem.
Uma periodicidade alta entre as revisões acarreta um baixo estoque médio e como consequência um aumento no custo de pedido e risco de ruptura.
MRP: é um sistema que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. O sistema MRP é capaz de planejar as necessidades de materiais a cada alteração na programação de produção, registros de inventários ou composição de produtos. Em outras palavras, trata-se de um sistema que se propõe a definir as quantidades necessárias e o tempo exato para utilização dos materiais na fabricação dos produtos finais.
DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os métodos de controle de estoques. Neste caso, marquemos a alternativa que contém o método adequado para peças classe C.
Conforme a lição do professor Chiavenato (2005), existem quatro métodos de controle de estoques:
- Sistema de duas gavetas
- Sistema dos máximos-mínimos
- Sistema das reposições periódicas
- Planejamento das necessidades de materiais (MRP)
Cada um consiste no seguinte:
No sistema de Duas Gavetas, a gaveta 1 conterá os itens responsáveis pelo atendimento do consumo durante o período considerado normal. A gaveta 2, por outro lado, conterá uma quantidade de materiais suficiente para cobrir o consumo durante o tempo de reposição (quando a gaveta 1 for esvaziada).
Ideal para a armazenagem de materiais de pequenas dimensões, como pregos, porcas, parafusos e sobressalentes pequenos em geral (classe C).
O sistema dos Máximos-Mínimos, ou de quantidades fixas, é usado dada as dificuldades para determinar o consumo. Consiste em:
- determinar o consumo previsto para determinado item;
- fixar o período de consumo previsto;
- calcula o ponto de pedido em função do tempo de reposição do item;
- faz o cálculo dos estoques mínimos e máximos;
- calcula os lotes de compras.
No sistema das Revisões Periódicas, os pedidos para reposição de estoques são feitos periodicamente. Nele, a quantidade comprada, adicionada a que já existe, deve ser suficiente para atender o consumo até a chegada do pedido seguinte.
Com base nos métodos acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.