SóProvas


ID
1264192
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao receber um paciente adulto na internação o enfermeiro avaliou, entre outras coisas, o risco desse paciente desenvolver úlcera de pressão, considerando a Escala de Braden.
O score obtido foi de 11 pontos. Isso significa que o risco apresentado pelo paciente para o desenvolvimento de úlcera de pressão foi classificado como

Alternativas
Comentários
  • ariação da Pontuação da Escala: 6 a 23 pontos.

    •Médio Risco: 15 a 18 pontos

    •Risco Moderado: 13 a 14 pontos

    •Alto Risco: 10 a 12 pontos

    •Altíssimo Risco: 9 a 6 pontos

     

  • escala de BRADEN previsão de riscos de ulcera de pressão


  • De acordo com essa escala são avaliados seis fatores de risco (sub escalas), no cliente, que são: 1 Percepção sensorial, referente à capacidade do cliente reagir significativamente ao desconforto relacionado à pressão. 2 - Umidade: refere-se ao nível em que a pele é exposta à umidade. 3 - Atividade: avalia o grau de atividade física. 4 -, Mobilidade: refere-se à capacidade do cliente em mudar e controlar a posição de seu corpo. 5 -, Nutrição: retrata o padrão usual de consumo alimentar do cliente. 6 - Fricção e Cisalhamento: retrata a dependência do cliente para a mobilização e posicionamento e sobre estados de espasticidade, contratura e agitação que podem levar à constante fricção.

    Das seis sub escalas, três medem determinantes clínicos de exposição para intensa e prolongada pressão percepção sensorial, atividade e mobilidade; e três mensuram a tolerância do tecido à pressão umidade, nutrição, fricção e cisalhamento. As cinco primeiras subescalas são pontuadas de 1 (menos favorável) a 4 (mais favorável); a sexta sub escala, fricção e cisalhamento, é pontuada de 1 a 3.

    A variação da Pontuação da Escala: 6 a 23 pontos.

    - Médio Risco: 15 a 18 pontos

    - Risco Moderado: 13 a 14 pontos

    - Alto Risco: 10 a 12 pontos

    - Altíssimo Risco: 9 a 6 pontos

    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer – INCA. Tratamento e Controle de Feridas Tumorais e Úlcera por Pressão no Câncer Avançado. Série Cuidados Paliativos. Rio de Janeiro, 2009.


  • Olá. Sobre a pontuação do risco para o desenvolvimento de UPP existem informações conflitantes, mas uma última que consegui é do Ministério da Saúde que traz na sua Portaria 2095-de-24-de-setembro-de-2013, que trata sobre segurança do paciente, as seguintes classificações:

    Risco baixo (15 a 18 pontos na escala de Braden).

    Risco moderado (13 a 14 pontos na escala de Braden). 

    Risco alto (10 a 12 pontos na escala de Braden). 

    Risco muito alto (≤ 9 pontos na escala de Braden).

    Espero ter ajudado. 

    "O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra." [Aristóteles]